A participação da seleção brasileira continua abaixo do esperado no Mundial de Judô, em Tóquio, no Japão. Com mais dois brasileiros em ação na madrugada desta quinta-feira (29), o país novamente não conseguiu chegar às disputas de medalhas na competição. Os sogipanos Maria Portela (-70kg) e Rafael Macedo (-90kg) tentaram, mas não passaram da segunda luta no evento.
O paulista de 24 anos foi o primeiro a dar adeus à disputa. Após vencer o chinês Hebilige Bu na estreia, com um waza-ari, Macedo não passou pelo britânico Max Stewart. Em luta dura, o rival conseguiu aplicar um waza-ari nos 30 segundos finais do confronto para sair vencedor da disputa.
— Acho que a competição foi de altíssimo nível. Não tem luta fácil, são lutas fortes. Todo mundo bem preparado, todo mundo estuda os rivais, é judô. Tem dia que dá, tem dia que não dá. Foi um lance estranho, duvidoso. Dei uma olhada no vídeo depois, eu fiz uma ação para tentar fazer um contragolpe quando ele deu o movimento, mas eu respeito. É bola para frente para voltar aqui ano que vem melhor — analisou o judoca, número 15 do mundo.
Depois, foi a vez da gaúcha de 31 anos cair no evento. Maria Portela venceu a croata Bárbara Matic por ippon, na estreia. Mas, logo em seguida, perdeu para a francesa Margaux Pinot. O combate foi para o golden score e a adversária conseguiu aplicar um waza-ari, que foi revisto e confirmado pelo árbitro de vídeo. Após a luta, a Portela discordou da marcação.
— Achei o árbitro tendencioso porque me deu uma punição no início. Mas é do esporte. Eu não vi ali se caí ou não. Estou bem chateada porque a gente se prepara para chegar aqui. Queria ir mais longe. Eu não vi o replay. Mas eu busquei o tempo todo, ataquei. Não entendi os dois shidos. Mas são coisas do esporte — disse a judoca, número 6 do mundo.
O Brasil volta aos tatames do Mundial na madruga desta sexta-feira (30), a partir da meia-noite. Os sogipanos Mayra Aguiar (-78kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg), ao lado de Rafael Buzacarini (-100kg) tentam buscar mais medalhas para o Brasil na competição. Até o momento, apenas Rafaela Silva conseguiu subir ao pódio, com um bronze na categoria até 57kg.