O mineiro João Menezes, de 22 anos, entrou neste domingo (4) para a história do tênis brasileiro. Número 212 do ranking mundial, ele encerrou uma brilhante campanha no torneio dos Jogos Pan-Americanos com a medalha de ouro, após superar o chileno Tomás Barrios, na decisão, por 2 sets 1, parciais de 7/5 e 3/6 e 6/4. De quebra, o jovem também conquistou vaga para a Olimpíada de Tóquio 2020.
Da mesma geração do gaúcho Orlando Luz, por exemplo, ele mesmo disse durante a semana que não era o mais badalado juvenil brasileiro de sua época, mas sim o mas esforçado. Pois todo seu empenho foi compensado nesta semana, nas quadras de saibro do Lawn Tennis de la Exposición, fundado em 1884.
Em um jogo complicado, onde chegou a ter desvantagem de 3-5 e dois set points contra, no primeiro set, com Barrios sacando em 5-4 e 40-15, ele conseguiu virar o marcador, depois de ainda salvar uma terceira chance do chileno ganhar a parcial, fazer 7/5 e inflamar a pequena e combativa torcida brasileira.
Um clima de Copa Davis tomou conta das arquibancadas, com maioria de chilenos, que foram perdendo fôlego, assim como seu compatriota, que passou a errar muito do meio para o final do set inicial, que teve 56 minutos de duração.
Os dois jogadores voltaram muito irregulares no segundo set. João Menezes salvou um break, antes de confirmar seu primeiro saque. Porém, no terceiro game, ele não pode evitar a quebra e viu o chileno fazer 2-1, mas conseguiu dar a volta por cima, devolvendo a quebra logo na sequência.
Irregular no saque, o mineiro passou a errar e permitiu nova reação de Barrios, que conseguiu a quebra e fez 3-2. Um novo break, no nono game, garantiu a vitória ao chileno, que fez 6/3, em 33 minutos, e forçou a decisão do título no set desempate.
Antes de começar o terceiro set, João Menezes precisou ir ao banheiro. Na volta, pressionou o saque de Tomás Barrios, mas não teve sucesso e ainda foi quebrado no 2-0. Rapidamente conseguiu reagir e devolver o break, para em seguida sacar e deixar tudo igualado.
O brasileiro chegou a ter 0-40 no saque do chileno no quinto game, mas não conseguiu aproveitar a oportunidade e acabou levando a virada. Porém, o lado psicológico do brasileiro falou mais alto e depois de lutar muito para manter o serviço no 3-3, João quebrou Barrios e na sequência marcou 5-3, pressionado o adversário, que ainda se mante vivo no jogo em 4-5.
João Menezes começou seu game de ouro com um ace, perdeu o ponto seguinte, mas logo depois acertou uma bela paralela de esquerda e um revés, chegando a dois match points. Um saque sem resposta definiu o novo campeão pan-americano.
Com o resultado, o Brasil chegou a seis medalhas de ouro no tênis do Pan e se tornou o maior vencedor da história, superando os Estados Unidos, com cinco. Os outros brasileiros campeões foram: Ronald Barnes (São Paulo 1963), Thomas Koch (Winnipeg 1967), Fernando Roese (Indianápolis 1987), Fernando Meligeni (Santo Domingo 2003) e Flávio Saretta (Rio de Janeiro 2007).
Como foi finalista nos Jogos Pan-Americanos, o jovem tenista também conquistou uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Mas, para isso carimbar seu passaporte de vez, ele deve permanecer entre os 300 do mundo até junho de 2020. O que, segundo o atleta, não será problemas:
— Vou estar (entre os 300) e vou ir para Tóquio!