O Brasil assegurou mais duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos. Nesta terça-feira (6), no Polideportivo 3 do Complexo Esportivo de La Videna, Hugo Calderano e Bruna Takahashi se classificaram para as semifinais individuais, das chaves masculina e feminina, do tênis de mesa e já garantiram uma medalha de bronze, já que não existe disputa pelo terceiro lugar na modalidade.
As duas medalhas já garantidas, independentemente da cor, deixam o tênis de mesa brasileiro com cinco pódios em Lima, após a prata das duplas mistas, com Bruna e Gustavo Tsuboi, o bronze das duplas femininas, com Bruna e Jéssica Yamada, e a final de duplas masculina a ser disputada ainda nesta segunda, por Calderano e Tsuboi.
Principal favorito ao título, Hugo Calderano não teve dificuldades para vencer suas duas partidas do dia. A primeira, válida pelas oitavas de final, contra o chileno Juan La Madrid, foi vencida por 4 sets a 1 (parciais de 11/6, 11/7, 7/11, 11/9 e 11/1). Depois, nas quartas de final, o mexicano Marcos Madrid foi atropelado em quatro sets (parciais de 11/8, 11/5, 11/8 e 11/5), com 27 minutos de duração.
O adversário do carioca na semifinal será o canadense Eugene Wang. O confronto acontece nesta quarta-feira (7), às 15h (de Brasília). A disputa pela medalha de ouro está programada para ocorrer às 21h15min.
Depois do choro que a impediu de cumprir todo o protocolo de entrevistas, na final de duplas mistas, Bruna Takahashi demonstrou um grande poder de recuperação nesta terça. Nas oitavas de final, a paulista de apenas 19 anos superou a dominicana Yasiris Ortiz, por 4 sets a 0 (parciais de 11/6, 11/6, 11/1 e 11/7), em breves 21 minutos. Porém, nas quartas de final, ela teve que virar um jogo duríssimo diante da norte-americana Lily Zhang (parciais de 6/11, 5/11, 11/9, 11/9, 8/11, 11/6 e 11/9), em uma batalha de quase uma hora de duração.
Para chegar à decisão, Bruna terá que superar a porto-riquenha Adriana Díaz. O jogo está programado para às 13h (de Brasília). A medalha de ouro será definida cinco horas mais tarde.