O brasileiro Hugo Calderano é o melhor mesa-tenista das Américas pela segunda vez consecutiva. O carioca de 23 anos, número 6 do mundo, venceu o chinês naturalizado dominicano Wu Jiaji por 3 sets a 2, com parciais de 11/8, 6/11, 8/11, 11/7, 8/11, 11/8 e 11/2, na noite desta quarta-feira (7), conquistou o ouro e se tornou bicampeão dos Jogos Pan-Americanos no tênis de mesa em Lima, no Peru.
O título também garantiu a classificação do brasileiro para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Esta é a segunda medalha de Hugo no evento, o brasileiro também levou o ouro ao lado de Gustavo Tsuboi nas duplas masculinas, na terça-feira (6).
Além dos dois ouros, a delegação de tênis de mesa já tem uma prata com Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi nas duplas mistas, e dois bronzes: com Bruna no individual, e novamente com Bruna ao lado de Jessica Yamada nas duplas femininas. As disputas por equipes se iniciam nesta quinta-feira (8), às 12h (no horário de Brasília), e vão até sábado (10). Tanto as mulheres quanto os homens competem, ou seja, há mais duas oportunidades de pódio.