A seleção brasileira masculina de vôlei volta à quadra nesta quinta-feira (1º), às 22h30min (horário de Brasília), para enfrentar o Chile na segunda rodada da fase classificatória dos Jogos Pan-Americanos.
Na estreia, o time brasileiro venceu o México por 3 a 1 (25/23, 25/19, 22/25 e 25/22), em jogo de pouco mais de duas horas de duração. O oposto Abouba, ex-jogador do Canoas Vôlei, foi o principal pontuador. O canhoto marcou 20 vezes, 18 delas no ataque.
— Agora houve uma quebra do paradigma de nervosismo e ansiedade da estreia. O resultado é super importante para a sequência, já com a possibilidade de jogar uma classificação amanhã (quinta-feira), na segunda partida — disse o treinado gaúcho Marcelo Fronckowiak, após a estreia.
Fronckowiak acredita que o time superou a falta de ritmo, já que esta seleção está reunida desde junho.
— Estou contente com a estreia. Foi muito importante começar com vitória. Havia um pouco de temor em relação a questão da ausência de ritmo, mas fomos muito bem nos dois primeiros sets. Perdemos na falta concentração e foco no terceiro, quando erramos muito e tivemos dificuldades no ataque, e no quarto set o time teve lucidez de voltar a fazer o que estava dando certo, melhorou no ataque e a entrada do Kadu ajudou também — disse.
Adversário do Brasil nesta noite de quinta-feira, o Chile surpreendeu ao derrotar os Estados Unidos, também por 3 a 1 (25/17, 25;17, 17/25 e 25/22). A exemplo dos brasileiros, os norte-americanos disputam o Pan com uma equipe B, já que também participarão de um dos seis torneios pré-olímpicos que serão realizados entre 9 e 11 de agosto.