E o Brasil ganhou sua 16ª medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo (4), na Laguna de Bujama, na província de Cañete, distante 112 km Lima, a baiana Ana Marcela Cunha venceu a prova da maratona aquática. Com o tempo de 2h00min 51seg, ela completou os 10km e obteve uma vitória inédita para a natação brasileira.
Com um currículo repleto de conquistas, como o tetracampeonato mundial nos 25 km e o ouro no Mundial deste ano, a brasileira de 27 anos acrescentou mais um título à sua carreira: primeira atleta do Brasil a ganhar a maratona aquática no Pan.
Depois de figurar num pelotão intermediário, entre o quarto e o oitavo lugares, Ana Marcela aumentou o ritmo na parte final da prova e tomou a liderança com 7,5 km de disputa, superando a norte-americana Kathryn Campbell, que no momento ocupava a primeira posição. Nos 2,5 km restantes, a baiana manteve a ponta e finalmente pode comemorar o resultado que ainda lhe faltava, que no Pan do Rio-2007 ficou apenas sétimo e no de Guadalajara-2011 foi a quinta colocada.
Quem também brilhou foi a gaúcha Viviane Jungblut, que conseguiu a medalha de bronze, com um final de prova muito forte, após passar os primeiros 5 km abaixo do 10º lugar. A nadadora do Grêmio União passou a maior parte do tempo longe das ponteiras, mas na metade final foi avançando e chegou até a vice-liderança, quando restava pouco mais de 1 km de disputa. Porém, ela acabou sendo ultrapassada pela argentina Cecilia Biagioli, que levou a prata.