O revezamento da tocha pan-americana teve início nesta quinta-feira (4), na cidade peruana de Cusco, onde o fogo chegou após ter sido aceso em Teotihuacán, México, como manda a tradição dos Jogos Pan-Americanos.
A competição terá sua cerimônia de abertura no próximo dia 26, no Estádio Nacional de Lima, e será encerrada no mesmo local, no dia 11 de agosto.
Para dar início ao trajeto da tocha em terras peruanas, diversas autoridades se fizeram presentes em Machu Picchu, onde o revezamento teve sua largada. O presidente da República do Peru, Martín Vizcarra; o presidente do Comitê Organizador de Lima 2019, Carlos Neuhaus; o prefeito de Lima, Jorge Muñoz; o presidente de Panam Sports, Neven Ilic; o prefeito de Machu Picchu, Darwin Baca; a secretária executiva de Lima 2019, Amalia Moreno; o Presidente del Instituto Peruano do Esporte (IPD), Sebastián Suito; o secretário geral do Comitê Olímpico Peruano, Carlos Manuel Lazarte; e membros do Comitê Executivo de Panam Sports participaram do evento.
— O revezamento é o início de um evento que, temos certeza, vai ser realizado de maneira espetacular, como foi o resultado do jogo de nossa seleção. Eles demonstraram que quando jogam com união, esforço e entrega, chegam a qualquer meta. Isso que os nossos antepassados nos ensinaram aqui em Machu Picchu, os jogadores da seleção ratificaram ontem (quarta-feira) e também farão os esportistas peruanos e dos 41 países que participarão dos Jogos. Que todos sejam bem-vindos à festa do esporte, o Peru os espera de braços abertos — declarou o presidente Martín Vizcarra, que aproveitou a oportunidade para comemorar o feito na Copa América.
A tocha pan-americana irá percorrer um total de 26 cidades do Peru durante 23 dias. Depois de Cusco, a chama irá passar pelas regiões de Moquegua, Arequipa, Huancayo, Huánuco, Tarapoto, Bagua Grande, Piura, Chiclayo, Cajamarca, Trujillo, Huaraz, até chegar a Callao, na região metropolitana de Lima, em 25 de julho. No dia 26, ela será acesa no Estádio Nacional, onde permanecerá até o encerramento dos Jogos Pan-Americanos, que devem contar com a presença de 6.680 atletas.