Logo após a conquista do título da Copa América, os jogadores da Seleção Brasileira passaram pela zona mista do Maracanã, palco da vitória por 3 a 1 sobre o Peru. Um dos destaques do Brasil ao longo do torneio, Marquinhos parou para falar com jornalistas e emitiu opiniões contundentes.
Em um dos questionamentos, Marquinhos respondeu a respeito das declarações do Messi, que chegou a afirmar que a Copa América estava "armada" para o Brasil conquistar o torneio. O zagueiro deu um recado para o astro do Barcelona, adversário de seu PSG em jogos decisivos recentes pela Liga dos Campeões.
— É frustrante (declaração de Messi). Um jogador da qualidade dele, um craque que é admirado por todos falar algo do tipo. Muitas coisas também já aconteceram a favor dele no Barcelona e na seleção argentina, e eu nunca o ouvi reclamando de corrupção e arbitragem. Acho que ele perdeu e tem que aceitar, engolir no seco. Perdemos também muitas coisas. Na Copa do Mundo, por exemplo, contra Bélgica, e soubemos perder. Ele precisa aprender também — assegurou.
Marquinhos também disse que o título da Seleção foi "justíssimo", além de enaltecer o feito no qual foi responsável direto: o de melhor defesa da Copa América, com apenas um gol sofrido — o marcado por Guerrero, na decisão.
— Foi uma realização. Terminar um torneio de alto nível sendo a melhor defesa, a menos vazada, com apenas esse gol na final de hoje (domingo). Tínhamos o objetivo de fazer uma grande competição, e acho que conseguimos — disse, completando sobre o nono caneco do Brasil em Copas América:
— Foi merecido, fizemos uma grande trabalho. Estamos vindo de uma linha boa após a Copa do Mundo. Mudanças foram feitas, vindo passo a passo. Coroamos o sacrifício que tivemos. Crescemos na competição, apesar das adversidades que apareceram.