Chile e Peru se enfrentam nesta quarta-feira (3), às 21h30min, na Arena do Grêmio, em confronto que vale vaga na final da Copa América. A partida marcará a despedida do torneio de Porto Alegre e reunirá duas seleções rivais. Veja cinco motivos para acompanhar o jogo:
1) Rivalidade
Chile e Peru têm uma das maiores rivalidades do continente. O duelo leva para dentro de campo uma disputa muito além do esporte. Chilenos e peruanos estiveram envolvidos na Guerra do Pacífico, entre 1879 e 1883, confronto do exército chileno com as forças peruanas, aliadas à Bolívia, na disputa que se iniciou por parte do deserto de Atacama.
Dentro de campo, o clássico do Pacífico, como é chamado o confronto entre Chile e Peru, é um dos jogos que mais se repetiu na história das Copas América. Foram 18 partidas entre eles, a última na semifinal de 2015 em que os chilenos venceram por 2 a 1 e eliminaram os rivais.
2) Bicampeões
A semifinal desta quarta-feira será uma oportunidade para o torcedor gaúcho acompanhar a seleção atual bicampeã da Copa América. O Chile, que conquistou as edições de 2015 e 2016 do torneio, busca chegar a sua terceira final seguida para tentar o tricampeonato, algo que foi alcançado apenas uma vez, pela Argentina, em 1945/46/47.
3) Paolo Guerrero
O clássico entre Chile e Peru vai dar ao torcedor do Inter uma chance de matar a saudade de Paolo Guerrero. O centroavante é a principal estrela da seleção peruana que tenta chegar a sua primeira final de Copa América desde 1975, quando conquistou o seu segundo e último título do torneio.
Guerrero é ao lado do chileno Eduardo Vargas o maior artilheiro da Copa América em atividade, com 12 gols. Ele pode vencer o duelo direto com o atacante chileno e assumir o posto de forma isolada caso balance as redes na Arena.
4) Conhecer o adversário
O jogo entre Chile e Peru decide o adversário do Brasil, que eliminou a Argentina nessa terça-feira, na final da Copa América no próximo domingo (7), no Maracanã. Chilenos e peruanos têm dois títulos do torneio e o vencedor tentará um tricampeonato diante da Seleção Brasileira, que buscará seu nono título continental.
5) Despedida de Porto Alegre
A partida desta quarta-feira será a despedida da Arena do Grêmio e de Porto Alegre da Copa América. A Capital recebeu até o momento quatro jogos: Peru 0 x 0 Venezuela, Uruguai 2 x 2 Japão, Catar 0 x 2 Argentina e Brasil (4) 0 x 0 (3) Paraguai.
Desfilaram pelo gramado do estádio gremista até agora craques como Messi, Suárez, Cavani, Everton, Roberto Firmino, Paolo Guerrero e Gabriel Jesus.