O Brasil começou muito bem o terceiro dia de provas dos Jogos Pan-Americanos. Nesta segunda-feira (29), a canoagem velocidade garantiu mais duas medalhas, um ouro e um bronze, o que já coloca a delegação brasileira na terceira colocação geral, com cinco ouros, quatro pratas e seis bronzes.
A primeira medalha foi conquistada por Vágner Souta, no K1 1.000 metros. Nas águas de Albifera Medio Mundo, ele conseguiu o bronze depois de um sprint final. Com o tempo de 3min35s960, ele ficou a 0s053 do canadense Marshall Hughes, que faturou a prata. O argentino Agustín Vernice, com 3min31s955 levou a medalha de ouro.
Depois, foi a vez de Isaquias Queiroz confirmar seu favoritismo e vencer o duelo com o cubano Fernando Jorge. O pódio ainda teve o canadense Drew Hodges.
Dono de três medalhas olímpicas, incluindo a prata nessa mesma prova, o baiano chegou como favorito e não decepcionou. Mesmo sendo pressionado no final conquistou o bicampeonato pan-americano, repetindo o feito de Toronto 2015. Esta foi sua quarta medalha em Pans, a terceira de ouro.