Entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, Lima, no Peru, receberá os Jogos Parapan-Americanos. Ao todo, 12 atletas gaúchos ou com atuação no Estado irão representar o Brasil na competição. Antes de embarcar para o país vizinho, eles foram homenageados no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (25).
A cerimônia ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio e contou com as presenças do governador Eduardo Leite e do secretário de Esporte e Lazer, João Derly. O jogador de futebol 5 (para deficientes visuais), Ricardo Steinmetz Alvez, o Ricardinho, foi escolhido para representar o grupo neste encontro. Natural de Osório, ele joga pelo clube Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc) e já foi eleito três vezes o melhor do mundo no seu esporte.
— Ver todos os atletas aqui é uma demonstração de como nosso movimento tem crescido e se profissionalizado. O esporte é uma ótima ferramenta de mudança de vida e, para nós, dá mais força para superarmos nossas dificuldades — declarou ele.
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será a maior participação nacional nos Jogos Parapan-Americanos até hoje, com a delegação sendo composta por 337 atletas. Ao todo, 33 países participarão da competição em território peruano, reunindo cerca de 1,9 mil atletas.
Durante o encontro, o secretário ex-judoca João Derly anunciou a abertura das inscrições para o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer. O Paracergs é a etapa estadual para a seletiva das Paralimpíadas Escolares 2019, evento nacional realizado pelo CPB, que ocorre de 18 a 23 de novembro, em São Paulo. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto e podem ser feitas no site da secretaria.
— Queremos reduzir o dano causado pela falta de investimento na área no nosso Estado, e retomar o crescimento do paradesporto gaúcho — disse ele, adiantando que em agosto será lançado o edital do Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte, que contemplará 24 projetos, sendo quatro para o RS Seguro, 10 para desporto geral e 10 para o paradesporto (42% dos projetos).
Os atletas homenageados:
Anderson Wassian da Silva (Judô)
Gelson José da Silva Júnior (Basquete em cadeira de rodas)
Ricardo Steinmetz Alves, Luan Lacerda Gonçalves, Tiago Silva e Raimundo Nonato Alves Mendes (Futebol de 5)
Susana Schnarndorf Ribeiro, Maria Carolina Gomes Santiago, Maria Dayanne da Silva e Roberto Alcalde Rodriguez (Natação)
Geraldo von Rosenthal (Tiro esportivo)
Lutimar Abreu Paes (Atleta guia)