A Turma da Mônica marcou gerações de brasileiros nas últimas décadas com suas histórias em páginas de gibis. Depois, a história dos amigos chegou à televisão e, nos próximos dias, estará no cinema. Atualmente, um personagem específico está ganhado destaque de outra forma: nos gramados.
Como uma "zoação" dos colegas mais velhos por causa de seu cabelo, o atacante Everton ganhou o apelido de Cebolinha na época em que ainda não era profissional, mas o nome pegou. Atacante do Grêmio e da Seleção Brasileira, o jogador está se destacando com o time de Tite nesta Copa América e chegou a ser citado pelo jornal inglês The Independent como "Little Onion".
Responsável por criar as aventuras da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa celebra, em 2019, 60 anos como quadrinista. Mesmo com o grande sucesso das histórias, ele não esperava que um jogador da Seleção ganhasse o apelido de um dos seus mais famosos personagens:
— Fico feliz com o uso do nome do meu personagem pelo Everton. Principalmente porque ele está jogando um bolão — afirmou, em contato com a reportagem de GaúchaZH.
Apaixonado por futebol, Mauricio já inseriu jogadores em quadrinhos. Neymar e Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, já participaram das histórias nas revistas. Um corte de cabelo, como o de Ronaldo Fenômeno no Mundial de 2002, já foi comparado ao do personagem Cascão.
Sobre as atuações de Everton, pelo Grêmio e pala Seleção Brasileira, Mauricio é definitivo:
— O gol dele nesta última partida da Seleção foi coisa de mestre. Virei fã — finaliza.
Em uma série de matérias sobre o Campeonato Brasileiro divulgadas em seu site oficial, em abril deste ano, a CBF colocou Everton como o grande destaque do Grêmio. A reportagem foi ilustrada com um desenho do atacante como o Cebolinha dos quadrinhos.