Casemiro está fora das quartas de final da Copa América. Em uma tarde inspirada neste sábado (22), fez o seu primeiro gol pela Seleção Brasileira, ao abrir o placar na goleada por 5 a 0 sobre o Peru, mas perdeu também deu uma entrada forte em Farfán e recebeu seu segundo amarelo. Em razão disso, o jogador do Real Madrid será desfalque na partida marcada para a Arena do Grêmio na quinta-feira (27), às 21h30min.
Assim como na Copa do Mundo da Rússia, há um ano, Casemiro sai de cena, e Tite sinalizou que Fernandinho deverá ser o substituto. Outro candidato, Alan corre por fora. Mas não é o preterido por Tite.
— Fernandinho, estando em condições, é o substituto de Casemiro — disse o técnico em entrevista coletiva.
Fernandinho não foi relacionado para o jogo contra o Peru por conta de dores no joelho direito. Segundo assessoria de imprensa da CBF, o volante treinou na academia do hotel e, neste domingo (23), vai trabalhar com bola no centro de treinamento do São Paulo. Para Tite, Alan seria uma possibilidade para a vaga de Arthur.
Fernandinho, embora contestado pelas atuações contra Alemanha, na derrota do 7 a 1, no Mundial de 2014 e na eliminação também nas quartas de final para Bélgica no Mundial de 2018, tem confiança de Tite. Casemiro, aliás, saiu em defesa de Fernandinho.
— Se o Fernandinho está aqui é porque tem a confiança do treinador e, claro, do grupo. O Fernandinho foi o melhor jogador (volante) da Premier League. Tem que ter respeito por ele. É um grandíssimo jogador. Aconteceu que ele fez um contra naquele jogo da Bélgica, mas é um cara que trabalha, ajuda muito. Tenho certeza de que vai estar disponível para fazer o melhor — disse Casemiro, que, ao invés de comemorar o seu primeiro gol, teve que lamentar sua ausência nas quartas de final, talvez contra a Argentina.
— A gente está exposto, fiquei muito triste. É o primeiro cara que dá o combate quando perde a bola no meio. Claro que fiquei muito triste, mas quem entrar no meu lugar vai fazer da melhor maneira possível — afirmou o camisa 5.
Casemiro não esteve nas duas últimas derrotas do técnico Tite. Além da queda diante da Bélgica por 2 a 1 nas quartas da Copa do Mundo na Rússia, Casemiro não atuou no amistoso do Brasil com a Argentina em junho de 2017, vencido pelos argentinos por 1 a 0.
Durante a coletiva, Tite foi questionado se não deveria ter poupado Casemiro da partida contra o Peru.
— Não dá para pensar. Você está procurando a evolução da equipe, o crescimento. O time é uma engrenagem, um mecanismo vivo. Se você tira o primeiro meio-campista, sem o Fernandinho para fazer a mesma função, tem que adaptar o Allan em um jogo no qual precisa que a equipe cresça. E vou dizer, acho que não era lance para cartão — avaliou o treinador.