Eleito melhor em campo na goleada do Brasil por 5 a 0 sobre o Peru neste sábado (22), na Arena Corinthians, pela Copa América, Everton ganhou elogios do técnico Tite. Em sua entrevista coletiva após a partida, o treinador destacou a personalidade demonstrada pelo jogador do Grêmio, que ganhou a vaga de David Neres diante dos peruanos. Sobre o rendimento coletivo, Tite comemorou o fato da Seleção Brasileira ter conseguido ser efetiva ao longo dos 90 minutos.
— O Everton iniciou e foi eficiente, mas todos são importantes. Ele enfrentou um adversário que marca muito. O Advíncula tem muita força. Falei para ele (Everton) balançar e tirar, mas com cuidado com a recuperação do Advíncula. O Everton teve personalidade — apontou Tite.
O treinador revelou que conversou com David Neres e Richarlison antes de anunciar a decisão de escalar Everton e Gabriel Jesus como titulares. O treinador, porém, evitou destacar apenas as mudanças como fundamentais para o resultado.
— Ficaria até cômodo falar das mudanças aqui e chamar para mim a responsabilidade. Eu conversei com eles e disse que contava com todos. Falei que cada uma dá uma característica diferente para a equipe e todos são importantes. Era o momento da escolha do técnico, mas mantendo o meu respeito ao Richarlison e ao David Neres — seguiu.
Tite destacou que ficou satisfeito com o rendimento da Seleção Brasileira em todas as fases do jogo, da defesa ao ataque. Ele admitiu que o gol cedo ajudou, mas que a goleada só foi realizada porque o time conseguiu encontrar a efetividade que havia faltado, principalmente, contra a Venezuela.
— Quando você faz o gol, o adversário precisa sair e te dá mais espaços. A equipe tem de ter persistência e saber olhar para os seus erros. O time teve criação e, hoje, teve precisão na criação. Tivemos efetividade. O time teve efetividade e consistência — completou.