A 11ª edição do Campeonato Gaúcho de futebol americano, a oitava com o uso completo de equipamentos de proteção, chega ao fim neste sábado (1) com uma final inédita. Atual tricampeão e dono de cinco títulos na história, o Santa Maria Soldiers encara o surpreendente Bulldogs FA, de Venâncio Aires, que chega à decisão pela primeira vez. O jogo será às 14h, no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre.
Os dois times chegam invictos no campeonato. O Soldiers eliminou o Armada Lions na semifinal, enquanto o Bulldogs passou pelo Porto Alegre Gorillas.
Gustavo Petter, treinador do Soldiers e eleito o melhor do Gauchão pela segunda vez em três anos, falou sobre a formatação do elenco, que criou uma hegemonia no futebol americano gaúcho desde 2016:
— Boa parte do nosso elenco iniciou jogando aqui. Porém, para atingirmos o nível do campeonato nacional e nos mantermos nesse patamar, foi necessário recorrer a jogadores de fora. Temos um trabalho ainda embrionário no time de desenvolvimento, que está começando dar os primeiros bons frutos. Conseguir formar atletas é um objetivo a médio prazo nosso, ainda mais que Santa Maria é uma "casa temporária", onde as pessoas concluem seus estudos e retornam às suas cidades, o que nos força a rotacionar muitos nossos atletas.
Para Miguel Greiner, técnico do Bulldogs, o aspecto anímico será fundamental para tentar desbancar o favoritismo do adversário:
— Foi pouco tempo desde o jogo da semifinal. Então, o mais importante é a preparação mental. Em primeiro lugar, é deixar de pensar que o Soldiers é imbatível dentro do Estado. Apesar do favoritismo e de toda a força do Soldiers, que reconhecemos e respeitamos, temos de confiar que temos capacidade de entrar em campo e vencer.
O jogo terá transmissão na página da Federação Gaúcha de Futebol Americano no YouTube.