O texto de Wianey Carlet sobre o futuro de Taison e Messi completa 10 anos nesta terça-feira (28). Uma década depois da publicação, GaúchaZH faz uma série de conteúdos especiais para relembrar a comparação.
Taison ou Messi? A profecia de Wianey Carlet foi posta à prova em 2017. No dia 9 de setembro, oito anos depois da publicação, "o futuro chegou" em um amistoso entre Brasil e Argentina, realizado em Melbourne, na Austrália. Os dois jogadores ficaram frente a frente pela primeira e única vez até hoje. Porém, o confronto direto durou pouquíssimos segundos.
Aos 46 minutos do segundo tempo, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, colocou seu ex-pupilo de Beira-Rio no lugar de Gabriel Jesus. O ex-colorado atuou por cerca de um minuto, até que o árbitro decretasse o final do jogo. A partida foi vencida pelos argentinos, por 1 a 0, com gol do zagueiro Gabriel Mercado, aos 44 minutos da etapa inicial.
Depois disso, Taison até foi convocado para a Copa do Mundo da Rússia, mas jamais cruzou o caminho de Messi de novo. Ao todo, o atacante disputou oito jogos pela Seleção Brasileira, todos eles entrando no segundo tempo. O argentino, por sua vez, atuou em 129 jogos por sua seleção, várias vezes contra o Brasil — mas sem que Taison estivesse do outro lado.
Por clubes, o encontro jamais ocorreu. Atual time de Taison, o Shakhtar Donetsk enfrentou o Barcelona nove vezes ao longo da história. Porém, o último confronto aconteceu em 2011, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Naquela época, o atacante defendia outra equipe ucraniana — o Metalist. E, neste caso, as duas equipes nunca se encontraram.