Apenas quatro times ainda brigam pelo título da NBA. No último domingo (12), em dois jogos 7, Portland Trail Blazers e Toronto Raptors garantiram as últimas vagas para as finais de conferência da liga profissional de basquete dos Estados Unidos — nas decisões, encaram, respectivamente, Golden State Warriors e Milwaukee Bucks, que já haviam definido as séries finais na semana passada. A final do Oeste, entre Warriors e Blazers, começa nesta terça-feira, às 22h — todos os jogos terão transmissão da ESPN. A decisão do Leste, entre Bucks e Raptors, tem início na quarta, às 21h30min — a série passará no SporTV2.
Ambas as séries serão disputadas em melhor de sete jogos. Os dois vencedores avançam para a grande final da NBA.
Duelo fraternal no Oeste
Pela primeira vez na história da NBA, dois irmãos vão se encontrar em uma final de conferência. O atual bicampeão Golden State Warriors busca o quarto título nos últimos cinco anos. Com a lesão muscular na panturrilha de Kevin Durant, que perderá o início da série, o time californiano confia no armador Stephen Curry, de 31 anos — ele foi o jogador mais valioso da NBA em 2015 e 2016.
Do outro lado, estará o seu irmão mais novo, Seth Curry. Também armador, tem 28 anos e uma carreira bem mais modesta. Com passagens por Memphis Grizzlies, Cleveland Cavaliers, Phoenix Suns, Sacramento Kings e Dallas Mavericks, está em seu primeiro ano em Portland. Encontrou um papel para colaborar atrás dos astros do time, Damian Lillard e C.J. McCollum.
Os dois melhores na final do Leste
Na final do Leste, estão os dois melhores times da liga na temporada regular. O Milwaukee Bucks, liderado pelo grego Giannis Antetokounmpo, teve 60 vitórias na temporada. O Toronto Raptors, de Kawhi Leonard, fez 58. Nas semifinais de conferência, o time canadense precisou de cada segundo da série para eliminar o Philadelphia 76ers. No sétimo e derradeiro jogo, Leonard arremessou no estouro do cronômetro e a bola ainda tocou quatro vezes no aro antes de cair e definir a vitória por 92 a 90.
As equipes conseguiram se reconstruir depois de períodos de insucesso. O Bucks chegou pela última vez em uma final de conferência em 2001 — o único título foi conquistado em 1971. O Raptors, que tenta ser o primeiro time de fora dos Estados Unidos a chegar a uma final da NBA, só tem uma aparição na decisão de conferência, em 2016, quando perdeu para o Cleveland Cavaliers de LeBron James.
As campanhas
Milwaukee Bucks
60-22 na temporada regular
4-0 no Detroit Pistons na primeira rodada dos playoffs
4-1 no Boston Celtics nas semifinais de conferência
Toronto Raptors
58-25 na temporada regular
4-1 no Orlando Magic na primeira rodada dos playoffs
4-3 no Philadelphia 76ers nas semifinais de conferência
Golden State Warriors
57-25 na temporada regular
4-2 no Los Angeles Clippers na primeira rodada dos playoffs
4-2 no Houston Rockets nas semifinais de conferência
Portland Trail Blazers
53-29 na temporada regular
4-1 no Oklahoma City Thunder na primeira rodada dos playoffs
4-3 no Denver Nuggets nas semifinais de conferência
As estrelas
Milwaukee Bucks: Giannis Antetokounmpo
Toronto Raptors: Kawhi Leonard
Golden State Warriors: Stephen Curry
Portland Trail Blazers: Damian Lillard
Transmissões
Conferência Oeste: ESPN
Conferência Leste: SporTV
Datas
Warriors x Blazers: 14, 16, 18, 20, 22*, 24* e 26* de maio
Bucks x Raptors: 15, 17, 19, 21, 23*, 25* e 27* de maio
*Se necessário