O Manchester United pega nesta tarde o Barcelona e os fantasmas das finais das Ligas dos Campeões de 2009 e 2011. Nas duas edições da competição, o time inglês chegou à decisão, mas foi derrotado por um Barça comandado por Messi. Nesta terça-feira (16), às 16h, no Camp Nou, o United precisa vencer por dois gols de diferença, ou por um — desde que marque duas vezes ou mais — para avançar à semifinal. Novo 1 a 0 para os visitantes leva a decisão à prorrogação. O jogo terá transmissão ao vivo na página no Facebook do Esporte Interativo.
27/5/2009 — Estádio Olímpico de Roma — Barcelona 2x0 Manchester United
Na final da Liga dos Campeões de 2009, os clubes se enfrentaram no Estádio Olímpico de Roma, na Itália. Com gols de Samuel Eto’o e Messi, o Barcelona de Pep Guardiola venceu o Manchester United de Alex Ferguson e conquistou a orelhuda.
28/5/2011 — Estádio de Wembley — Barcelona 3x1 Manchester United
A vingança dos ingleses poderia ter acontecido logo na terra da rainha. Em 2011, comandados pelos mesmos treinadores, os times se enfrentaram na decisão em Wembley, em frente a 87 mil pessoas. Com gols de Pedro e Rooney, o primeiro tempo da partida terminou empatado em 1 a 1. Na segunda etapa, o Barcelona, marcou com Messi, que foi eleito melhor em campo da decisão, e David Villa e conquistou o seu segundo título sobre o Manchester United em menos de três anos.
— As estatísticas dizem muito sobre o passado e nada sobre o futuro. Hoje, porém, não sabemos o que vai acontecer — disse o técnico Ernesto Valverde, do Barcelona.
O gol de Solskjaer
O encontro desta quarta (16) não trará apenas más recordações para o Manchester United. Em 1999, os ingleses venceram o Bayern de Munique no Camp Nou, o estádio do Barcelona, e conquistaram a sua segunda Liga dos Campeões.
A equipe perdia até os 45 minutos do segundo tempo quando empatou com Sheringham e virou, aos 48, com Ole Gunnar Solskjaer — que atualmente é técnico dos Red Devils.
— São muitas emoções. A final de 1999 foi a única vez em que estive como jogador no Camp Nou. É uma memória fantástica. No futebol, sabemos que tudo pode acontecer — disse Solskjaer.
Cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões, o Barcelona não chega à semi do torneio desde 2014/2015, quando eliminou o Bayern de Munique e faturou a taça. O time espanhol deve começar com Ter Stegen; Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Rakitic, Busquets e Vidal; Messi, Dembelé e Suárez.
A seca do United, três vezes campeão da Liga, dura mais tempo. A última vez que o clube inglês esteve entre os quatro melhores foi em 2010/2011, quando venceu o Schalke por 6 a 1 no agregado e avançou à decisão para ser derrotado para o Barça. Os ingleses devem começar com De Gea; Dalot, Smalling, Lindelof e Young; McTominay, Matic e Pogba; Lingard, Rashford e Lukaku.