A seleção brasileira de judô iniciará mais um desafio na busca por vagas aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. As equipes feminina e masculina estão na Turquia para a disputa do Grand Prix de Antalya, a partir da madrugada desta sexta-feira (5). Ao todo, 19 atletas brasileiros estão inscritos na competição que vai até domingo (7) — seis deles são judocas da Sogipa.
Neste primeiro dia de confrontos, dos sete brasileiros que entrarão no tatame, dois são atletas do clube de Porto Alegre: os paulistas Nathália Brigida (48 quilos) e Felipe Kitadai (66 quilos). Os judocas Larissa Pimenta (52 quilos), Sarah Menezes (52 quilos), Rafaela Silva (57 quilos), Eric Takabatake (60 quilos) e Charles Chibana (66 quilos) completam a equipe.
Em todos os dias do torneio, as preliminares começarão às 4h (horário de Brasília). Já o bloco final, com as disputas de medalhas, será a partir das 11h.
No sábado (6), mais seis brasileiros disputarão medalhas: Aléxia Castilhos (63 quilos), Maria Portela (70 quilos), Ellen Santana (70kg), Marcelo Contini (73 quilos), Eduardo Yudy Santos (81 quilos) e Guilherme Schimidt (81 quilos). Sendo as duas primeiras representantes da Sogipa.
E no último dia de competição, no domingo (17), outros seis brasileiros estarão no tatame russo. Rafael Macedo (90 quilos) e Leonardo Gonçalves (100 quilos) da Sogipa. Além de Beatriz Souza (+78 quilos), Gustavo Assis (90 quilos), Rafael Buzacarini (100 quilos) e David Moura (+100 quilos).
No ano passado, a gaúcha Aléxia Castilhos subiu ao pódio ao conquistar a medalha de bronze. A Federação Internacional de Judô fará a transmissão ao vivo de todas as lutas pelo seu site oficial: www.ijf.org.
O Grand Prix de Antalya é a antepenúltima etapa antes da definição da seleção para o Campeonato Mundial, que sairá após o Grand Slam de Baku, em maio. Entre as duas competições, a seleção ainda disputará o Campeonato Pan-Americano de Judô em Lima, no Peru, ainda em abril.