A Mercedes conquistou, com a vitória do finlandês Valtteri Bottas e o segundo lugar do britânico Lewis Hamilton, uma quarta dobradinha em quatro provas em 2019, no Grande Prêmio do Azerbaijão neste domingo, realizando assim o melhor início de temporada da história para uma escuderia da F1.
O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) completou o pódio na frente do holandês Max Verstappen (Red Bull) e do monegasco Charles Leclerc (Ferrari).
Las 'Flechas plateadas' superaram assim o recorde da Williams no início da temporada de 1992, e contam com 74 pontos de vantagem sobre a Ferrari na classificação de construtores.
Na de pilotos, Bottas, que largou na pole na frente de Hamilton, tem apenas um ponto a mais que seu companheiro britânico. Vettel, 3º, possui 35 pontos a menos.
Depois de suas três dobradinhas no início da temporada de 1992, a Williams conquistou o título mundial de pilotos e de construtores, com o britânico Nigel Mansell na frente do italiano Riccardo Patrese.
O recorde de dobradinhas em uma mesma temporada (5) pertence à Mercedes em 2014 e à Ferrari em 2002.
Entre todas as temporadas, a 'Scuderia' ainda ostenta o recorde de dobradinhas (83), contra as 48 da Mercedes e 47 da McLaren.
O mexicano Sergio Pérez (Racing Point), o espanhol Carlos Sainz Jr (McLaren), seu companheiro britânico Lando Norris, o canadense Lance Stroll (Racing Point) e o finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo Racing), completaram o top-10.
Leclerc conseguiu o ponto da melhor volta na corrida.
* AFP