A bolinha de cerca de 7,6 centímetros de diâmetro voltou a girar na principal liga de beisebol do mundo. A temporada 2019 da Major League Baseball (MLB) começou nesta quinta-feira (28), com o duelo entre Baltimore Orioles e New York Yankees em partida válida pela Liga Americana. Seattle Mariners e Oakland Athletics já haviam participado da abertura da temporada na semana passada, em série realizada em Tóquio.
O Yankees mostrou a que veio logo na primeira entrada. O primeira base Luke Voit anotou um home run de três corridas, impulsionando Aaron Judge e Giancarlo Stanton. O time ampliou a vantagem para quatro corridas na terceira entrada. No quarto inning, Rio Ruiz impulsionou uma corrida para o Orioles, mas a resposta do Yankees ocorreu logo na entrada seguinte, quando o time de Nova York marcou mais duas vezes.
O Orioles voltou a pontuar na sexta entrada, mas o Yankees fechou a conta com mais uma corrida no oitavo inning. Fim de jogo com placar de 7 a 2 para o Yankees.
Resultados desta quinta-feira :
New York Yankees 7x2 Baltimore Orioles
Milwaukee Brewers 5x4 St. Louis Cardinals
Washington Nationals 0x2 New York Mets
Philadelphia Phillies 10x4 Atlanta Braves
Toronto Blue Jays 0x2 Detroit Tigers
Tampa Bay Rays 1x5 Houston Astros
Oakland Athletics 4x0 Los Angeles Angels
Minnesota Twins 2x0 Cleveland Indians
San Diego Padres 2x0 San Francisco Giants
Los Angeles Dodgers 12x5 Arizona Diamondbacks
Miami Marlins 3x6 Colorado Rockies
Cincinnati Reds 5x3 Pittsburgh Pirates
Texas Rangers 4x12 Chicago Cubs
Seattle Mariners 12x4 Boston Red Sox
Kansas City Royals 5x3 Chicago White Sox
Favoritos
Liga Americana
A Liga Americana começa o ano com o maior número de times favoritos ao título da World Series. O atual campeão, Boston Red Sox, tenta reeditar a boa campanha do ano passado, quando terminou a temporada regular com 108 vitórias e apenas 54 derrotas. O time manteve a base campeã em 2018, que aumentam as chances de novo título.
Arquirrival dos meias vermelhas, o New York Yankees tenta voltar aos anos de glória que o fizeram ser o time mais "odiado" na liga. O time tenta organizar a rotação titular com a contratação do canhoto James Paxton. O Yankees também aposta em um bom desempenho de J.A. Happ e na recuperação de C.C. Sabathia. Se os pitcher principais garantirem ao menos seis entradas tranquilas, a equipe pode acumular bons resultados, pois o bullpen conta com bons arremessadores. No ataque, Judge e Stanton têm talento de sobra para liderar o time no bastão.
O Houston Astros também é um dos favoritos na Liga Americana. Campeão em 2017, a equipe manteve boa parte do roster e contratou o outfielder Michael Brantley, um dos rebatedores mais potentes da liga. O time também renovou com o terceira base Alex Bregman. Justin Verlander segue liderando a rotação titular de arremessadores, que também conta com Gerrit Cole, Wade Miley, Brad Peacock e Collin McHugh.
Liga Nacional
Se por um lado a Liga Americana conta com três times se destacando, na Liga Nacional a situação é mais parelha. San Diego Padres tenta garantir protagonismo com a contratação do ex-Dodgers Manny Machado. O Philadelphia Phillies também começam a temporada com uma contratação de peso: Bryce Harper.
Apenas Los Angeles Dodgers, que joga na Divisão Oeste, aparece como favorito natural isolado da Liga Nacional a vagas nos playoffs e na World Series pelo terceiro ano consecutivo.
Robinson Cano voltou para Nova York, mas desta vez vai vestir o uniforme do outro integrante da Subway Series. Com a aquisição, o New York Mets pleiteia o primeiro lugar na Divisão Leste na Liga Nacional. O time também aposta no pitcher Noah Syndergaard para manter segurança na rotação titular.
No restante das divisões e na liga como um todo o cenário promete ser bem competitivo e de equilíbrio.
Novas Regras
Nos últimos anos, a MLB tenta atrair um público jovem para acompanhar o esporte. Uma das principais dificuldades nesse sentido está no tempo das partidas, que duram cerca de três horas.
O intervalo entre as entradas será reduzido de dois minutos e cinco segundos para dois minutos exatos. Nos jogos da TV, serão reduzidos em 25 segundos. As visitas ao montinho sem substituir o arremessador caíram de seis para cinco em um cada partida.