Um problema no ar-condicionado pode ter motivado o incêndio na madrugada desta sexta-feira (8) no alojamento do Centro de Treinamento do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, na zona oeste do Rio de Janeiro. Foi o que afirmou o vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta. O incêndio vitimou dez pessoas, entre jogadores das categorias de base e funcionários do clube. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 5h, e as chamas foram controladas às 7h20min.
— São informações preliminares. Mas, em princípio, foi um problema no ar-condicionado — observa o político.
Ainda segundo o vice-governador, quatro corpos já foram retirados do local na manhã desta sexta. Os outros devem ser removidos com o avanço dos trabalhos da perícia. O alojamento não teria laudo dos Bombeiros, segundo o comandante-geral da corporação e secretário de Defesa Civil, Roberto Robadey.
— Não é exclusividade deste local. Mas as pessoas, às vezes, aprovam uma planta, aí quando vai ver resolve fazer puxadinho, aumentar. A gente lamenta que as pessoas não possam fazer um planejamento adequado. É um ato final. Existe todo um procedimento. O fato de não ter a documentação implica até que não havia segurança. Muitas vezes, até existe os dispositivos de segurança, mas ainda não teve uma regularização. Adotamos várias medidas para simplificar esse processo para agilizar — declarou Robadey em entrevista à rádio BandNews.