O pai de Emiliano Sala admitiu não acreditar mais que o filho seja encontrado vivo. A declaração de Horacio Sala foi feita horas depois de as equipes de busca confirmarem um corpo junto com a carcaça do avião, que caiu no Canal da Mancha no dia 21 de janeiro.
— Não tenho a esperança de que Emiliano esteja com vida. Seria um milagre — lamentou Horacio Sala, à rádio argentina La Red.
A aeronave foi encontrada a cerca de 38 quilômetros da ilha de Guernsey, na Inglaterra. Ela foi localizada por meio de sonares pelo navio FPV Morven, contratado pela família de Sala, que contou com a ajuda de doações feitas pela internet.
O avião partiu de Nantes, na França, e tinha como destino Cardiff, capital do País de Gales. No entanto, o voo perdeu contato com os controladores enquanto sobrevoava o Canal da Mancha por volta das 20h do horário local (17h de Brasília).
Foram 13 dias de buscas, que começaram logo após o sumiço da aeronave. A procura pelo jogador e o piloto David Ibbotson foi suspensa três dias após o seu desaparecimento. Porém, uma campanha na internet arrecadou fundos para que a procura pela aeronave fosse retomada no último dia 26.
O jogador foi a contratação mais cara da história do Cardiff, que pagou ao Nantes 15 milhões de libras (R$ 73,4 milhões). No entanto, Sala não chegou nem a treinar pelo novo clube.