O Brasil ainda tem chances de ter dois tenistas nas chaves de simples do Aberto da Austrália, primeiro dos quatro torneios de Grand Slam do circuito mundial de tênis. Nesta quinta-feira (10), o cearense Thiago Monteiro e a paulista Bia Haddad Maia venceram seus jogos de segunda rodada, no qualifying, e estão a um triunfo de ingressarem na competição.
Número 127 do ranking mundial da ATP, Thiago busca disputar o aberto australiano pela segunda vez na carreira. Em 2017, ele foi eliminado na primeira rodada pelo francês Jo-Wilfrid Tsonga. Até o momento, o canhoto nascido em Fortaleza bateu o australiano Aleksandar Vukic e, nesta quinta, o francês Grégoire Barrére, por duplo 6/3. Para ficar com a vaga, Monteiro precisará superar o sérvio Mimor Kecmanović, vice-campeão juvenil do Aberto dos Estados Unidos de 2016.
Melhor jogadora na classificação da WTA, Bia já deixou pelo caminho a norte-americana Lauren Davis e a eslovena Kaja Juvan, derrotada na desta quinta, em sets diretos (6/3 e 6/4). Agora, a 176ª colocada do ranking enfrentará a norte-americana Jennifer Brady, que em 2017 chegou às oitavas de final em Melbourne. A canhota brasileira disputou a competição na temporada passada e caiu na segunda rodada, diante da tcheca Karolina Pliskova.
Outros três brasileiros tentaram a sorte no qualificatório do Aberto da Austrália, mas foram eliminados ainda na primeira rodada: os paulistas Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci e o gaúcho Guilherme Clezar.