Com o ex-lateral Cafu no figurino de atração principal, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) define na noite desta quinta-feira (24), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, os caminhos da 46ª edição da Copa América, que será disputada de 14 de junho a 7 de julho. Em 2019, o Brasil volta a organizar o principal torneio de seleções do continente depois de 30 anos.
Além das 10 seleções sul-americanas, a Conmebol convidou Japão e Catar para compor os três grupos da primeira fase. O ranking da Fifa determinou os cabeças de chave e as demais seleções de cada pote do sorteio.
Porto Alegre vai viver as emoções da Copa América bem de perto. Pela primeira vez na história de 103 anos da competição, a Capital receberá jogos das seleções. Escolhida pela Conmebol, a Arena será palco de cinco jogos. Pela disposição inicial dos cabeças de chave, é certo que tanto Argentina quanto Uruguai jogarão na casa do Grêmio. Os jogos estão marcados para 20 e 23 de junho. Resta saber agora quais serão os confrontos.
O primeiro jogo na Arena ocorrerá em 16 de junho, envolvendo duas equipes do Grupo A, o mesmo do Brasil. Para disputar uma partida em Porto Alegre, o time de Tite terá de se classificar em primeiro na fase de grupos. Nesse caso, nas quartas de final, em 27 de junho, a Seleção enfrentará o terceiro colocado do Grupo B ou C, indicados pelo índice técnico.
O último jogo na Capital está programado para 3 de julho e definirá um dos finalistas da Copa América — se argentinos e uruguaios confirmarem o favoritismo, a Arena poderá ser palco do clássico do Prata.