O sorteio da Copa América foi generoso com a Seleção Brasileira. Os adversários na primeira fase, no Grupo A, serão Bolívia (rival na estreia, em 14 de junho, no Morumbi), Venezuela e Peru. Os dois últimos serão vistos de perto pelos torcedores gaúchos. Os peruanos, liderados pelo atacante colorado Paolo Guerrero, enfrentarão os venezuelanos na Arena do Grêmio.
Veja como chegam os adversários do Brasil:
Bolívia
Liderada pelo ex-atacante do Grêmio, Marcelo Moreno, a seleção boliviana será adversária do Brasil logo na estreia. O sonho é repetir a conquista de 1963, quando o país sediou pela primeira vez a Copa América. Na época, a competição era disputada por pontos corridos e, no último jogo, os donos da casa venceram o Brasil, por 5 a 4, e levantaram a taça. O troco brasileiro veio em 1997. Sob o comando de Zagallo, o time brasileiro superou a altitude de La Paz e, contando com um ataque poderoso, bateu a Bolívia na final por 3 a 1, com gols de Edmundo, Ronaldo e Zé Roberto para conquistar o título.
— É um privilégio estrear contra o anfitrião. Sabemos que vai ser um jogo duro, mas temos esperança de avançar de fase. Eu lembro que em 1993 a Bolívia veio aqui e empatou com o Brasil pelas eliminatórias — comentou Eduardo Villegas, técnico da Bolívia, após o sorteio.
- Posição no ranking da FIFA: 59º
- Copa do Mundo 2018: não se classificou
- Melhor resultado: campeão (1963)
Venezuela
Apesar do conturbado momento político do país, a seleção venezuelana tentará, na Copa América, mostrar alguns talentos de sua nova geração. Atual campeão sul-americana sub-20, o time tem como uma de suas principais promessas o atacante Yeferson Soteldo, que foi contratado pelo Santos de Jorge Sampaoli neste início de temporada.
Mas o grande destaque da equipe treinada pelo ex-goleiro Rafael Dudamel é o atacante Josef Martínez, 25 anos, que esteve recentemente na mira do Grêmio, e hoje atua pelo Atlanta United. Depois de passar pelo Torino, da Itália, ele foi eleito o melhor jogador da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, no ano passado, superando nomes como o sueco Zlatan Ibrahimovic e o inglês Wayne Rooney.
- Posição no ranking da FIFA: 31º
- Copa do Mundo 2018: não se classificou
- Melhor resultado: quarto lugar (2011)
Peru
Que todos os holofotes estarão voltados ao centroavante Paolo Guerrero, do Inter, ninguém duvida. Mas a seleção peruana também conta com outros nomes conhecidos pelos brasileiros. O meia Christian Cueva, ex-São Paulo, que hoje atua no Krasnodar, da Rússia, será uma das atrações da equipe comandada pelo argentino Ricardo Gareca nesta Copa América.
Depois de disputar a Copa do Mundo no ano passado, sendo eliminado ainda na primeira fase, em um grupo com França, Dinamarca e Austrália, o Peru tenta se consolidar no cenário sul-americano. A busca é pelo tricampeonato da Copa América, título já conquistado pelo país nas edições de 1939 e 1975.
- Posição no ranking da FIFA: 20º
- Copa do Mundo 2018: 20º (eliminada na fase de grupos)
- Melhor resultado: campeão (1939 e 1975)