O encerramento do futebol no Brasil em 2018, com o fim do Brasileirão no último domingo (2), deixou o torcedor fanático pelo esporte mais popular do país órfão. Porém, não há motivo para tristeza. Até o começou dos estaduais, no final de janeiro, a torcida pode acompanhar e vibrar pelos brasileiros em diversos esportes.
GaúchaZH separou algumas das principais modalidades que seguem em disputa no Brasil e no mundo. A reta final de 2018 ainda pode render vitórias, títulos e medalhas para atletas brasileiros. Confira:
Basquete
NBA: temporada 2018/2019
- A temporada do basquete americano teve início no mês de outubro. Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, a NBA tem um calendário puxado com jogos todos os dias — inclusive no Natal e Ano Novo, dias 24, 25, 31 e 1 de dezembro. A liga conta com três brasileiros: Nenê, do Houston Rockets; Raulzinho, do Utah Jazz; e Cristiano Felício, do Chicago Bulls.
NBB: temporada 2018/2019
- Com início em outubro, a competição conta com uma pausa para as festividades de final de ano.
Futebol americano
NFL: temporada 2018/2019
- O "ano" do futebol americano teve início no mês de setembro. Esporte mais populares dos Estados Unidos, a NFL tem um calendário intenso, com jogos semanalmente até o Super Bowl, no primeiro domingo de fevereiro. Há apenas uma partida no dia 24 de dezembro. O único brasileiro na competição é o paulista Cairo Santos, do Tampa Bay Buccaneers.
Futebol internacional
- Ao contrário do Brasil, o futebol pelo mundo não para. Uma vez que, nesta época do ano, os torneios estão no meio de temporada. Os campeonatos Alemão, Espanhol, Italiano, Francês e Português possuem rodadas normais, com intervalo para as festividades de final de ano. Já
o Campeonato Inglês mantém uma tradição, o Boxing Day: três jogos no dia 1° de janeiro.
Liga Nacional de Futsal: 9 de dezembro
- Atlântico, de Erechim-RS, e Pato, de Pato Branco-PR, fazem o jogo de volta da decisão. No primeiro jogo, a equipe paranaense venceu a disputa por 6 a 0. A partida acontece às 9h e o canal SporTV transmite.
Masters de Judô, Guangzhou-CHI: 15 e 16 de dezembro
- O torneiro que encerra o calendário do judô é a segunda competição mais importante do mundo em termos de pontos no ranking mundial, ficando atrás apenas do Mundial. Ele reúne apenas os 16 melhores do mundo em cada categoria. Neste ano, o Brasil contará com 12 judocas.
Etapa de Interlagos, em São Paulo: 9 de dezembro
- A prova, em uma única corrida, define o campeão de 2018. Daniel Serra, que faturou o título no ano passado, lidera com 297 pontos. Felipe Fraga, que tem uma taça no currículo, soma 272.
Etapa de Pipeline, no Havaí: 8 a 20 de dezembro
- Última etapa do Circuito Mundial de 2018, o campeonato terá Gabriel Medina e Filipe Toledo, além do australiano Julian Wilson, brigando pelo título da temporada. Se um brasileiro vencer, esse será o terceiro caneco do país na elite do surfe mundial.
MMA
UFC 231, em Toronto-CAN: 8 de dezembro
- Apesar de não ter brasileiros na disputa, os norte-americanos Max Holloway e Brian Ortega disputam o cinturão dos penas.
UFC 232, em Nevada-EUA: 29 de dezembro
- O último evento do UFC no ano será de tirar o fôlego, com dois cinturões em disputa. Jon Jones (EUA) e Alexander Gustafsson (SUE) duelam na categoria meio-pesado. Já a superluta entra as brasileiras Cris Cyborg e Amanda Nunes vale o cinturão dos penas.
Mundial Feminino de Clubes, Shaoxing-CHI: 4 a 9 dezembro
- A disputa reúne oito equipes divididas em dois grupos de quatro. O Brasil será representado por dois clubes: o Minas Tênis Clube e o Praia Clube.
Superliga Feminina: temporada 2018/2019
- Com início em novembro, a competição também conta com uma pausa para as festividades de final de ano.
Superliga Masculina: temporada 2018/2019
- Com início em outubro, a competição também conta com uma pausa para as festividades de final de ano.