Existe um lugar em Porto Alegre que guarda segredos e serve de exemplo para todo mundo neste final de ano.
Eu estive lá. Vi com os meus próprios olhos onde os super-heróis se escondem. Eles ainda são crianças, quase jovens, mas têm até bebês com superpoderes. A cada porta aberta neste lugar, o impossível é convidado a se retirar. Com certeza, são um belo exemplo para as pessoas que têm a energia mais preciosa do universo, saúde, e mesmo assim reclamam de tudo e todos.
Neste lugar, não é possível ficar muito, pois se trata de um espaço raro. Para se ter uma ideia, até super-heróis consagrados, como Homem-Aranha, Batman e Super-Homem, já foram flagrados espiando pelas janelas os poderes desses pequenos. Eles sempre vão no Dia das Crianças, pensando que, por causa dessa data festiva no prédio, ninguém vai reparar neles, mas aqui todos têm poderes para perceber tudo.
O tempo foi curto, porém suficiente para ver um menino carregar barras de ferro apenas com a força da cabeça. Dizem que ele ainda pode jogar futebol levando muitos pesos em cima do cérebro, sem deixar cair nada. Mais adiante, no mesmo corredor, encontrei uma criança sentada em uma cadeira. Parecia ter oito anos, mas seu conhecimento era de quem tinha uma idade centenária. Era o mestre dali. Dava conselhos para todos. Consegui entrar em três quartos. No primeiro, um guri que tem a mesma habilidade das mãos nos pés. Ele joga videogame com o dedão do pé – já foi campeão assim. Em outro quarto, fui testemunha da habilidade de ver na escuridão. Um torcedor do Grêmio de 12 anos era capaz de enxergar qualquer coisa no escuro que o cercava. Marcelo Grohe, naquele dia, estava lá para saber como ele supera esse desafio. Trocou suas luvas para ganhar uma experiência de vida inesquecível.
Na última visita que fiz, encontrei a criança mais delicada daquele lugar. Cheguei perto para tentar descobrir qual era o poder daquela menina. Quando percebi, tinha sido tomado por uma força enorme. Ela não tirava minha energia, dava ainda mais. Saí do quarto disposto a enfrentar qualquer desafio. Não posso deixar de falar nos pais desses super-heróis. Estão lá orgulhosos dos filhos que têm. Amam tanto eles que não saem de perto, nem por um segundo.
Penso que vale escrever onde fica esse esconderijo. Porque quem trabalha lá merece ser homenageado. Parabéns a todos os profissionais do Hospital da Criança, o Santo Antônio, em Porto Alegre. Vocês são uma fonte de energia inesgotável.