Pelo segundo ano consecutivo, o circuito profissional de tênis terá suas atenções voltadas para a gurizada que fez bonito durante toda a temporada. Em 2017, com o objetivo de "presentear" a safra mais promissora do tênis mundial, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) criou um torneio especialmente pra eles: o Next Gen Finals. A competição, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro, reunirá os oito melhores tenistas de até 21 anos do mundo em Milão, na Itália, e será realizada aos moldes do tradicional ATP Finals.
Porém, o merecimento não é a única razão para a badalação do Next Gen Finals. A ATP está aproveitando a competição para seguir realizando uma série de testes com regras mais rigorosas e polêmicas. Entre elas, a abolição dos juízes de linha.
Confira as regras da competição
Sem juízes de linha: o evento contará apenas com o juiz de cadeira e as marcações de linha serão feitas todas pela tecnologia do Hawk-Eye. O sistema de desafio, normalmente utilizado pelos jogadores quando há uma marcação duvidosa, acontecerá em tempo real e avisará diretamente ao juiz de cadeira se a bola foi fora, deixando de lado a necessidade de haver juízes de linha. As chamadas de bola fora não aparecerão apenas para o árbitro principal, mas também para todos no estádio através dos placares eletrônicos. As câmeras também vigiarão os tenistas em relação às invasões na hora de saque.
Set "fast four": sets que aderem ao estilo "fast four" são mais rápidos. Para chegar à vitória na parcial, o tenista precisará vencer somente quatro games, ao invés de seis, como na regra atual. Se houver empate em 3/3, haverá tie-break. Na competição, além da redução, a ATP utilizará a disputa em melhor de cinco sets.
Sem vantagem: outra novidade a ser testada é o fim da vantagem. Em caso de empate no placar dos games, quando o marcador sinalizar 40/40, vencerá o game quem anotar o próximo ponto da disputa — como já acontece em algumas partidas de duplas.
Sem let: a organização também vetou o "let", o toque na rede no momento do saque. Assim, a disputa do ponto terá sequência quando o sacador acertar a rede e a bola cair do outro lado da quadra.
Cronômetro de saque: a entidade será mais rígida com o controle do tempo, principalmente no intervalo de 25 segundos entre o primeiro e o segundo serviço. Haverá cronômetros em quadra, similares ao do basquete, para registrar eventuais infrações.
Aquecimento mais curto: os aquecimentos serão mais rápidos, já que as partidas começarão cinco minutos depois da entrada dos jogadores em quadra.
Tempo médico: os jogadores poderão solicitar apenas um pedido de tempo para atendimento médico em quadra.
Conversa com técnicos: haverá a permissão da comunicação entre os jogadores e seus técnicos como ocorre no circuito feminino, porém sem a entrada dos treinadores em quadra. No entanto, ainda não há uma definição sobre em que momento da partida.
Movimento nas arquibancadas: na tentativa de deixar o jogo mais favorável à participação da torcida, os fãs poderão circular livremente durante a partida, com exceção dos trechos logo atrás do fundo de quadra. Atualmente, nos demais torneios da ATP e Grand Slams, os torcedores só podem se movimentar nas viradas de lado.
Quem são os jogadores
A competição, antes mesmo de seu início, já possui uma grande baixa: o astro desta nova geração, o alemão Alexander Zverev, número 5 do mundo. Sascha foi o primeiro a confirmar vaga, com meses de antecedência, mas devido ao desgaste da temporada teve que abrir mão do torneio para priorizar o ATP Finals — que acontecerá de 11 a 18 de novembro, em Londres. Além dele, o canadense Denis Shapovalov, também teve que desistir por desgaste físico.
Mesmo assim, as promessas da modalidade estarão bem representadas com atletas que figuram entre os cem melhores do mundo. Conheça eles:
Grupo A
Stefanos Tsitsipas
Idade: 20 anos
Nascimento: Atenas-GRE
Ranking ATP: 15°
Frances Tiafoe
Idade: 20 anos
Nascimento: Maryland-EUA
Ranking ATP: 40°
Hubert Hurkacz
Idade: 21 anos
Nascimento: Breslávia-POL
Ranking ATP: 85°
Jaume Munar
Idade: 21 anos
Nascimento: Santanyí-ESP
Ranking ATP: 76°
Grupo B
Alex De Minaur
Idade: 19 anos
Nascimento: Sidney-AUS
Ranking ATP: 31°
Taylor Fritz
Idade: 21 anos
Nascimento: San Diego-EUA
Ranking ATP: 47°
Andrey Rublev
Idade: 21 anos
Nascimento: Moscou-RUS
Ranking ATP: 68°
Liam Caruana *vencedor de um evento de qualificação italiano
Idade: 20 anos
Nascimento: Roma-ITA
Ranking ATP: 622°