Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) marcaram o fim de uma temporada de conquistas da gaúcha Jaqueline Weber no atletismo. Na última quarta-feira (7), a atleta de Teutônia faturou a medalha de ouro na prova dos 1.500 metros em Maringá e, no dia seguinte, voltou outra vez ao pódio, desta vez para comemorar a prata dos 800m.
Nas duas provas, Jaqueline travou disputas acirradas com outra atleta de ponta do ranking brasileira, a catarinense Gisele Aparecida da Silva.
– Foi mais uma vez um campeonato de bom nível técnico, em que o topo do pódio foi definido nos metros finais. Fiquei muito feliz com a vitória, pois estamos em um período de transição, em que tive três semanas de férias, retornando há duas semanas para esta competição e mesmo assim consegui manter bons resultados – disse Jaqueline.
A atleta de 23 anos já soma oito medalhas nos JUBs.
– Sempre tive um carinho especial pelo esporte universitário, pois tenho ao meu lado o maior atleta brasileiro da história, detentor de seis medalhas em Mundiais da categoria, que é o Fabiano (Peçanha). Entendo que o esporte aliado aos estudos é um caminho promissor para juventude – completou.
A temporada de 2018 foi especial para a atleta, que por nove meses liderou o ranking nacional adulto em suas provas, venceu três etapas dos GPs sul-americanos, foi campeã brasileira e pan-americana universitária, medalha de bronze no Troféu Brasil de Atletismo e fez sua melhor marca pessoal nos 800m (2min6s14).
– Encerro muito feliz esta que foi a melhor temporada de minha carreira. Foram muitas medalhas de ouro, tanto em torneio preparatórios, de nível estadual, quanto em campeonatos de nível nacional e internacional. Isso mostra que estamos em um caminho promisssor para as próximas temporadas que serão desafiadoras – avaliou.
Para 2019, a atleta buscará índice e qualificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima, Jogos Mundiais Universitários, Campeonato Sul-Americano de Atletismo e o lugar mais alto do pódio no Troféu Brasil.