O Al Ahly, do Egito, está em vantagem na decisão da Liga dos Campeões da África. Na primeira partida disputada nesta sexta-feira (02), o time detentor de oito troféus continentais derrotou o Espérance de Tunis, da Tunísia, por 3 a 1.
A partida foi realizada em Alexandria e os donos da casa abriram o escore aos 34 minutos da primeira etapa, em um pênalti cobrado por Walid Soliman. No segundo tempo, os egípcios ampliaram o marcador com Amr Elsolia, que venceu o goleiro Ben Cherifia, aos 13 minutos.
Em uma cobrança de pênalti, aos 19 do segundo tempo, o argelino Youcef Belaïli diminuiu para o Espérance. Porém, em mais uma penalidade máxima assinalada, Walid Soliman fechou a conta aos 32 minutos do tempo final. O jogo de volta entre Espérance e Al Ahly irá acontecer no próximo dia 9, no estádio Olímpico de Radès, na Tunísia.
A equipe campeã africana garantirá vaga no Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado a partir de 12 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos, e irá estrear no dia 15 contra o vencedor do jogo entre o time da casa, o Al Ain, e o Team Wellington, da Nova Zelândia, campeão da Oceania. E quem passar desse confronto enfrentará o campeão da Copa Libertadores da América, em uma das semifinais, no dia 18 de dezembro.