Os quatro semifinalistas do Campeonato Mundial feminino de vôlei, que está sendo disputado no Japão, foram definidos nesta segunda-feira (15). Com os resultados da segunda rodada da terceira fase, China, Holanda, Itália e Sérvia seguem na disputa pelo título, enquanto os Estados Unidos, atuais campeões, e o time da casa foram eliminados.
Depois de perder para a China, os Estados Unidos entraram em quadra precisando de uma vitória diante da Holanda. O começo da partida foi positivo e as norte-americanas chegaram a abrir dois sets de vantagem (32/20, 25/15), dando impressão de que iriam conseguir a vitória e seguir na busca pelo bicampeonato.
Porém, as holandesas reagiram e conseguiram uma improvável vitória, vencendo os três sets seguintes por 25/22, 25/15 e 15/9, após 2h19 de partida. O grande nome do jogo foi Lonneke Slöetjes, que marcou 38 pontos, sendo sete deles no tie-break. A oposta marcou 32 vezes no ataque, três no bloqueio e outras três no saque.
A vaga nas semifinais é o melhor resultado da Holanda em mundiais. A campanha confirma o grande momento da equipe, quarta colocada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e vice-campeã europeia nas duas últimas edições.
Única equipe invicta do Mundial, a Itália venceu o Japão por 3 a 2, parciais de 25/20, 22/25, 25/21, 19/25 e 15/13. Em busca de seu segundo título mundial, as italianas contaram com 36 pontos da oposta Paola Egonu, que fez nove apenas no tie-break.
Com a derrota, as japonesas que já haviam sido derrotas pela Sérvia, na rodada inicial, foram eliminadas e as europeias ficaram com as duas vagas nas semifinais.