A Seleção Brasileira feminina de vôlei foi eliminada do Campeonato Mundial. Nesta quinta-feira (11), o time comandado por José Roberto Guimarães venceu para o Japão por 3 sets a 2, parciais de 23/25, 16/25, 28/26, 25/21 e 15/11, em 2h31 de partida e terminou na quarta colocação do seu grupo - apenas três times se classificaram.
O Brasil entrou em quadra em Nagoya, precisando vencer as donas da casa por 3 a 0. Qualquer outro resultado seria insuficiente para garantir uma vaga no chamado "Final Six", etapa que reunirá os seis melhores do torneio.
No set inicial, mais uma vez com uma escalação alterada, o time brasileiro até deu impressão de que poderia obter o resultado. Agressiva, a Seleção chegou a abrir 22/17 no marcador e encaminhou a vitória na parcial. Porém, em uma passagem da ponteira japonesa Erika Araki no saque, o Brasil se perdeu e com sucessivos erros de passe e ataque levou a virada em 23/22. Depois, apesar de uma bola virada por Fernanda Garay, as japonesas fecharem a parcial com um bloqueio sobre Gabi e ali decretarem a eliminação do Brasil.
Com tudo definido, o jogo se desenvolveu e com diversas trocas nos dois times. O Japão dominou o segundo e fez tranquilos 25/16. O Brasil ainda reagiu no terceiro e quarto sets, com vitórias de 28/26 e 25/21 e forçou um tie-break, onde conseguiu virar uma desvantagem de 6/3 e partir para a vitória, que não alterou o resultado final da classificação.
Este foi o pior resultado de uma Seleção Brasileira feminina em mundiais desde 2002, quando a equipe também fechou a competição em sétimo lugar. Desde então, foram dois vices e um terceiro lugar.
O seis finalistas do Mundial são: Itália, única invicta, Holanda, Japão, Sérvia, China e Estados Unidos.