O Cruzeiro saiu na frente na decisão da Copa do Brasil. No Mineirão, a equipe estrelada venceu o Corinthians por 1 a 0 nesta quarta-feira (10), no primeiro jogo da final.
Desde o início, o cenário ficou claro: o Cruzeiro seria responsável por propor as ações, e o Corinthians tentaria apenas especular nos contra-ataques, sem correr riscos. O time paulista não teve vergonha de se entocar no seu campo de defesa e deixar a bola com os mineiros, que foram para cima em busca da vantagem.
Thiago Neves comandou as ações cruzeirenses e foi o responsável pelas melhores chances da etapa inicial, em dois chutes de fora da área. No mais perigoso deles, aos 35 minutos, o meia acertou o pé da trave de Cássio. Logo depois, aos 39, o goleiro corintiano fez milagre ao defender uma cabeçada a queima-roupa do volante mineiro Henrique, após cobrança de falta.
Quando parecia que o jogo iria para o intervalo empatado, Thiago Neves fez a festa no Mineirão. Aos 46, o camisa 30 recebeu a bola na direita de ataque e inverteu o jogo para Egídio. O lateral deslocou a marcação e cruzou na área, e Thiago apareceu livre por trás da zaga para cabecear. A bola ainda desviou no zagueiro Henrique e matou qualquer chance de defesa de Cássio.
Mesmo com a vantagem no placar, o Cruzeiro seguiu com seu papel e manteve a pressão – menos intensa, mas ainda assim sempre constante – sobre os corintianos, que não se arriscaram no ataque. Com isso, o jogo ficou morno e disputado no meio, apenas com chances raras dos donos da casa, mas sem levar perigo real à meta paulista.
A vitória deixa o Cruzeiro com boas chances de se tornar o maior campeão da Copa do Brasil. Atual campeão e dono de cinco taças do torneio, o time de Mano Menezes repete o título com qualquer empate no próximo dia 17, no Itaquerão. Ao Corinthians, resta vencer por mais de um gol de diferença. Qualquer vitória alvinegra por um gol de vantagem leva a decisão aos pênaltis.