O Brasil está na final da Copa Pan-Americana de vôlei masculino, que está sendo disputada em Veracruz, no México, e que classifica cinco equipes para os Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.
Na competição, o Brasil está sendo representado por uma seleção de novos, que até o momento venceu todos os quatro confrontos que realizou. Na semifinal, encerrada no começo desta madrugada de domingo (02), a equipe comandada pelo campeão olímpico Giovane Gávio derrotou Porto Rico, de virada, por 3 sets a 1 (25/27, 25/14, 25/20 e 33/31). O oposto Alan foi o maior pontuador, com 26 acertos.
Na decisão, os brasileiros enfrentarão a rival Argentina, que passou por Cuba, também por 3 a 1 (21/25, 25/18, 25/19 e 25/20). Os argentinos buscam o segundo título no torneio, enquanto a Seleção Brasileira luta por seu quarto troféu. A partida está programada para às 21 horas.
Para Giovane Gávio, a competição serve para dar experiência aos jogadores.
- O time não jogou tão bem assim, mas ganhar sempre é bom. Alguns pontos positivos aconteceram, principalmente o de reverter a situação. Não começamos tão bem no primeiro set, mas soubemos reverteu depois e isso foi muito bom. A proposta de fazer esses garotos jogarem e passarem por situações de pressão como essa é importante para o futuro deles.
As quatro equipes semifinalistas já garantiram vaga para o Pan de Lima, entre 1º e 11 de agosto de 2019. A quinta vaga será definida entre México e Canadá.