O Brasil está confirmado na disputa do qualificatório da Copa Davis 2019, que será realizada já em novo formato a partir do ano que vem. Nesta segunda-feira (17), a ITF divulgou o novo ranking da competição entre nações e oficializou os 24 países que disputarão o qualificatório em fevereiro.
Atualmente, o Brasil é o 27º colocado e terá como adversário um dos 12 países cabeças de chave: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Cazaquistão, Grã-Bretanha, Itália, Japão, República Tcheca, Sérvia ou Suécia. O sorteio será no próximo dia 26.
O Brasil tem boas chances de decidir o confronto em casa. Dos 12 embates possíveis, nove são garantidos em solo brasileiro: contra Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Itália, Japão, República Tcheca e Sérvia. No caso de Canadá ou Suécia o duelo será realizado fora. Já se for um confronto inédito com o Casaquistão, o local será definido em sorteio.
— Estamos diante de um momento importante na Copa Davis, com a mudança do formato de disputa do Grupo Mundial. O Brasil está confirmado para o Qualyfing (Playoff), e com mais de 70% de chances de jogar em casa. Vamos aguardar o sorteio do dia 26, e torcer para recebermos o próximo confronto, após quase três anos sem jogar no Brasil — afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp.
O qualificatório da Copa Davis será disputado em fevereiro de 2019 e contará com os quatro quadrifinalistas deste ano (Bélgica, Alemanha, Itália e Cazaquistão) e os oito vencedores dos playoffs: Argentina, Áustria, Canadá, Grã-Bretanha, Japão, República Tcheca, Sérvia e Suécia — os cabeças de chave.
As outras 12 nações ainda foram definidas de acordo com o ranking na Davis, entre seis países europeus, três asiáticos e três americanos. Além do Brasil, também estão garantidos: Austrália, Chile, Colômbia, Holanda, Hungria, Índia, Rússia, Suíça, Uzbequistão e mais dois países que sairão do playoff África/Europa.