Pela primeira vez na história um tenista completa a série de títulos nos nove Masters 1000, o Golden Masters. Em sua sexta final, o sérvio Novak Djokovic finalmente levantou o caneco no torneio de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos, neste domingo (19).
O número 10 do mundo, dono de 13 Grand Slams, superou Roger Federer por 2 sets a 0, com um duplo 6/4 após 1h25min de duração. Foi a primeira vez que ele bateu Federer no torneio, após derrotas em 2009, 2012 e 2015, todas nas decisões. Nos 46 jogos entre eles, agora Nole lidera por 24 a 22.
Djokovic ergue seu 31º Masters — Rafael Nadal é o recordista com 33 — e completa a lista dos nove conquistados com Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Roma, Madri, Canadá, Cincinnati, Xangai e Paris. Ele fatura seu 70º caneco na carreira, segundo no ano onde ganhou Wimbledon.
Federer fica com o segundo vice de Masters do ano, tendo perdido em Indian Wells para Juan Martin del Potro e caído na estreia em Miami.
O jogo
Djokovic esteve muito sólido nas devoluções, retornando com eficiência todas as bolas e sacando muito bem. Federer não teve chances na devolução e foi quebrado após belo contra-ataque cruzado de Djokovic que fechou o set por 6/4.
No segundo set Nole abriu 40 a 0 no segundo game, mas Federe tirou o peso da bola, forçou mais os ataques de Nole que cometeu erros e com dupla-falta foi quebrado. Federer bobeou e com erros acabou quebrado logo em seguida.
Nole pressionou e quebrou no sétimo game após muita disputa com direita fora de Roger. Federer salvou um 0/30 no 3/5, mas não conseguiu em seguida caindo por 6/4.