Mesmo sem o hexa da Seleção na Rússia, o futebol brasileiro manteve a reputação em alta na Europa. Os garotos Arthur e Malcom, do Barcelona, e Vinicius Jr, do Real Madrid, iniciam a temporada 2018/2019 sob os holofotes da imprensa na Espanha. Na Itália, o gaúcho Douglas Costa fará uma badalada parceria na Juventus com Cristiano Ronaldo. Na Inglaterra, o goleiro Alisson é a principal contratação de um Liverpool que desafia o domínio do Manchester City, de Pep Guardiola. A grande incógnita brasileira está na França, onde Neymar dividirá atenções com Mbappé, destaque dos Bleus na conquista da Copa do Mundo.
Na Inglaterra, tudo indica que Manchester City e Liverpool disputarão o título. O primeiro é o atual campeão e manteve a base vencedora, liderada pelo técnico Pep Guardiola. Já o Liverpool manteve o trio Salah-Mané-Firmino e repôs a sua principal carência, no gol, com a contratação de Alisson, da Roma, por 75 milhões de euros. O Manchester United, por sua vez, fez menos reforços, mas tem potencial para brigar por vaga na Liga dos Campeões. Já o Chelsea contratou o técnico Maurizio Sarri e deve mudar bastante o seu estilo de jogo. O Tottenham, estrelado pelo centroavante Harry Kane, estreará o seu novo estádio, enquanto o Arsenal apresenta como novidade o técnico espanhol Unai Emery, substituto de Arsène Wenger, que se aposentou após 20 anos no comando do clube.
O negócio de maior impacto do futebol mundial nesta janela foi a transferência de Cristiano Ronaldo do Real Madrid para a Juventus, por mais de 100 milhões de euros. Apesar da atual heptacampeã italiana iniciar a temporada mais favorita do que nunca ao título da Série A, que começa no dia 19, uma das consequências é o efeito cascata nos rivais. Clubes como Roma, Milan e, principalmente, a Inter de Milão se mobilizam no mercado para tentar responder à altura. O objetivo comum a todos é resgatar o prestígio do Campeonato Italiano.
Uma das disputas mais equilibradas deve ocorrer no Campeonato Espanhol. Atual tricampeão europeu, o Real Madrid tenta recuperar a hegemonia na liga sem fechar grandes contratações até agora e logo após perder o seu maior craque. Com a saída de CR7, jogadores como Bale, Isco e Asensio devem ganhar mais protagonismo. Mas será também a oportunidade para o ex-flamenguista Vinicius Jr, 18 anos, mostrar do que é capaz. No lado do atual campeão Barcelona, o ex-volante do Grêmio Arthur já chegou apresentando um belo cartão de visitas, com ótimo rendimento em treinos e amistosos, com direito a golaço contra o Tottenham no último fim de semana.
Na França, a grande expectativa é como será a volta de Neymar após a Copa do Mundo. Protagonista do PSG na última temporada, o brasileiro pode perder espaço para o companheiro Mbappé, que vem com o moral elevado por conta da excelente atuação na conquista da Copa do Mundo pela seleção francesa. O fato inegável é que o clube parisiense segue sendo o grande favorito para a conquista da Ligue 1.
Na Alemanha, o hexacampeão Bayern de Munique, do centroavante polonês Lewandowski, é apontado como favorito. Um dos concorrentes do time da Baviera pode vir de Leverkusen. Entre as principais contratações da Bundesliga, destaca-se a transferência do atacante brasileiro Paulinho, 18 anos, do Vasco para o Bayer, por 19 milhões de euros.
Em Portugal, Benfica e Porto seguem sendo os principais favoritos. Chama atenção, no entanto, a alta quantidade de ex-jogadores da dupla Gre-Nal na liga.
O fato é que não faltam atrativos para o torcedor brasileiro ficar ligado nos campeonatos europeus.