As joias brasileiras Arthur, 21 anos, e Vinicius Jr, 18 anos, já desembarcaram na Espanha mostrando as suas credenciais por Barcelona e Real Madrid, respectivamente. Principalmente o ex-gremista, que marcou um golaço em sua estreia em jogo contra o Tottenham, em um torneio amistoso nos EUA. Os dois garotos conquistaram a imprensa local e prometem brigar por titularidade.
—Vai ser o ano dessas duas pérolas do futebol brasileiro e futuro da Seleção Brasileira nos dois maiores clubes da Espanha — aposta o jornalista Fernando Kallás, do diário espanhol As.
O equilíbrio entre os três maiores times deve marcar a próxima edição do Campeonato Espanhol.
No Real Madrid, o desafio será suprir a saída de Cristiano Ronaldo. O novo técnico Julen Lopetegui, ex-seleção espanhola, deve dar mais responsabilidades a Isco e Asensio e também ao galês Gareth Bale.
Já no Barcelona, Lionel Messi segue sendo o maestro. Nesta temporada, terá mais uma vez no ataque a parceria de Luis Suárez e agora também do brasileiro Malcom, a contratação mais polêmica da janela. Afinal, o ex-corintiano estava com um pé na Roma, quando o Bordeaux, seu ex-clube, recebeu uma irrecusável proposta de 41 milhões de euros do Barça.
Consolidado como uma terceira força, o Atlético de Madrid promete não ser um coadjuvante desta vez. Campeão em 2013/2014, o time de Diego Simeone conseguiu manter o badalado campeão mundial Antoine Griezmann e contratou bons nomes, como Rodri Hernández, Gélson Martins e Lemar e deve entrar na disputa pelo título com os dois gigantes.
— São três times muito fortes, para mim do mesmo nível. Vai ter uma disputa muito legal, que depende muito do que vai acontecer na Champions League. Não há um grande favorito entre eles — opina Gustavo Hofman, comentarista da ESPN.
Início: 18 de agosto
Janela de transferências: até 31 de agosto
Principais contratações:
Barcelona
Arthur (Grêmio)
Arturo Vidal (Bayern Munique)
Malcom (Bordeaux)
Real Madrid
Courtois (Chelsea)
Vinicius Jr (Flamengo)
Técnico: Julen Lopetegui (seleção espanhola)
Atlético de Madrid
Lemar (Monaco)
Gelson Martins (Sporting)
OS BRASILEIROS
Deportivo Alavés
Rodrigo Ely, 24 anos (zagueiro)
Atlético Madrid
Filipe Luís, 32 anos (lateral)
Barcelona
Arthur, 21 anos (volante)
Philippe Coutinho, 26 anos (meia)
Malcom, 21 anos (atacante)
Eibar
Charles, 34 anos (atacante)
Espanyol
Naldo, 29 anos (zagueiro)
Léo Baptistão, 25 anos (atacante)
Leganés
Gabriel Pires, 24 anos (meia)
Real Madrid
Casemiro, 26 anos (volante)
Marcelo, 30 anos (lateral)
Vinícius Júnior, 18 anos (atacante)
Real Sociedad
Willian José, 26 anos (atacante)
Sevilla
Guilherme Arana, 21 anos (lateral)
Paulo Henrique Ganso, 28 anos (meia)
Valencia
Neto, 29 anos (goleiro)
Gabriel Paulista, 27 anos (zagueiro)
PALAVRA DE ESPECIALISTA
Fernando Kallás, jornalista do diário AS
Quem são os favoritos?
"Os favoritos são os de sempre. O Barcelona porque é o atual campeão e se reforçou com Arthur e Malcom, e o Real Madrid porque é o Real Madrid. Agora, quem sai como azarão e com grandes chances de conquistar o título neste ano é o Atlético de Madrid. É o que mais se reforçou dos três grandes. Mas, na ordem, os favoritos são Barcelona, Real Madrid e Atlético".
Por que acompanhar o Campeonato Espanhol?
"Por causa de duas das maiores joias do futebol brasileiro que jogarão, neste ano, o Campeonato Espanhol. Para ver o Arthur, que está encantando nos treinos do Barcelona, e o Vinicius Jr, que chegou no Real e a gente já descobriu por que o Real não o deixou ficar no Flamengo".
NA TV
Canais ESPN e Fox Sports (é preciso adquirir o pacote Fox Play)