Na tarde desta terça-feira (24), o Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB), formado por nove clubes do Novo Basquete Brasil (NBB), decidiu pelo adiamento da confirmação dos times participantes da temporada 2018/19 do campeonato nacional.
De forma unânime, o Conselho adiou para o dia 04 de agosto o prazo final para a definição das equipes participantes da 11ª edição da competição. O anúncio da tabela final do campeonato será realizado até o dia 12 de agosto, em nova reunião da LNB.
Antes da reunião, as equipes de Caxias do Sul e Joinville solicitaram ao Conselho um prazo maior para conseguirem as comprovações necessárias para a participação no NBB. De forma unânime, as equipes concordaram com o pedido dos clubes associados.
Vitor Jacob, gestor do Bauru Basket e membro do Conselho de Administração, comentou a decisão.
- É um reconhecimento do trabalho de todas as equipes. Cada um tem seu timing, seja para estrutura ou patrocínio. Achamos a melhor opção esperar e ajudar nossos 'co-irmãos'. É uma luta contínua de todos nós, então acreditamos que esse prazo de dez dias a mais ajudará essas equipes a conseguirem o que precisam.
Eliminado nas quartas de final da última edição do NBB, pelo Mogi das Cruzes, que terminou como vice-campeão, o Caxias do Sul Basquete enfrenta dificuldades para conseguir patrocínios que viabilizem a continuidade do projeto.
Rodrigo Barbosa, treinador e um dos idealizadores do time caxiense, afirma que a situação é muito complicada para manter a equipe quinta colocada do NBB.
- Estamos ainda sem condições, não conseguimos achar parceiros. A situação ainda é a mesma, mas temos um pouco mais de tempo.
Sobre a exposição de mídia para futuros patrocinadores, Barbosa afirma que na última temporada
- Em transmissões foram mais de 20 milhões em exposição de mídia. O Caxias do Sul Basquete foi o primeiro em ocupação do ginásio em todo NBB e o quinto maior em média de pública. A população abraçou o time , mas infelizmente o esporte de alto rendimento está ligado ao investimento e ainda não conseguimos confirmar os patrocínios necessários para que a gente possa participar da próxima edição do NBB.
O valor necessário para que o Caxias do Sul Basquete dispute a próxima temporada do NBB varia entre R$ 500 mil e 800 mil reais.