A Sogipa terá sete representantes no Mundial de judô deste ano, que será organizado em Baku, no Azerbaijão, de 20 a 27 de setembro.
Em busca do tricampeonato da competição, a meio-pesado Mayra Aguiar (-78kg) lidera o esquadrão feminino do clube, que também conta com as experientes Érika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Maria Portela (70kg).
Na equipe masculina, Daniel Cargnin (66kg) e Rafael Macedo (90kg) disputarão pela primeira vez um Mundial – promessas da nova geração do judô brasileiro, ambos já foram campeões sub-21. Já David Lima foi a surpresa na convocação. O atleta da categoria até 73kg foi convocado para a disputa por equipes mistas.
Com a lista divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a Sogipa terá o maior número de judocas chamados para um Mundial, superando o Rio 2013, quanto teve cinco representantes. Para o evento no Azerbaijão, apenas o Pinheiros, de São Paulo, tem mais judocas convocados: nove.
A lista teve por base na última atualização do ranking mundial – que tem Mayra como líder e Érika e Portela como segundo lugar nas suas respectivas categorias. Além dos judocas da Sogipa, a CBJ confirmou outros 12 atletas para disputa individual e mais dois para os confrontos por equipe, totalizando 21 judocas.
A preparação para o Mundial será intensificada no próximo mês, quando o grupo terá treinamentos de campo internacionais no Japão e na Espanha. Além disso, o Brasil também participará do Grand Prix de Zagreb, na Croácia, entre os dias 27 e 29 de julho.
A principal novidade da convocação foi o nome de Yuko Fujii, que no início do mês ministrou uma semana treinamentos em Porto Alegre, como treinadora da seleção brasileira masculina.
É a primeira vez que uma mulher comandará a equipe masculina do Brasil. A japonesa de 36 anos está há seis anos no país e terá como missão principal a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
– A escolha da sensei Yuko Fujii para estar à frente da equipe masculina é um marco para o nosso esporte. É mais uma demonstração de que o judô está conectado aos princípios mais atuais de gestão. Independentemente de ser mulher ou homem, é a competência que fala mais alto. A meritocracia é o nosso principal critério, e a Yuko tem tudo para fazer um ótimo trabalho – disse o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges.
Os convocados para o Mundial de Baku
Equipe masculina
Eric Takabatake (60kg/Pinheiros)
Phelipe Pelim (60kg/Pinheiros)
Daniel Cargnin (66kg/Sogipa)
Charles Chibana (66kg/Pinheiros)
Eduardo Yudy Santos (81kg/Pinheiros)
Victor Penalber (81kg/Instituto Reação)
Rafael Macedo (90kg/Sogipa)
David Moura (+100kg/Instituto Reação)
Rafael Silva (+100/Pinheiros)
Equipe feminina
Gabriela Chibana (48kg/Pinheiros)
Érika Miranda (52kg/Sogipa)
Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação)
Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação)
Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa)
Maria Portela (70kg/Sogipa)
Mayra Aguiar (78kg/Sogipa)
Maria Suelen Altheman (+78kg/Pinheiros)
Beatriz Souza (+78kg/Pinheiros)
Equipes mistas
Marcelo Contini (73kg/Pinheiros)
David Lima (73kg/Sogipa)
Tamires Crude (57kg/Instituto Reação)