Rafael Nadal reassumiu, em novo ranking divulgado já na noite deste domingo (1), a liderança do ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais. Ele deixou Roger Federer para o segundo lugar com a perda de pontos do suíço.
Nadal, que soma sua 168ª semana no topo, defendia 600 pontos do vice-campeonato do Masters 1000 de Miami, na Flórida, enquanto que Federer descartava 1 mil, e só somou 10. A diferença entre os dois ficou em 100 pontos, e Rafa terá ponta garantida por pelo menos três semanas.
A partir do dia 16 de abril, defende 1 mil pontos da conquista de Monte Carlo e, na sequência, mais 500 de Barcelona, a partir do dia 23. Federer não descarta pontos. O suíço ficou seis semanas na frente desde que reassumiu a ponta em meados de fevereiro e tem 308 semanas ao total, sendo o recordista na história.
A terceira colocação por poucos pontos permanece com Marin Cilic, com 4.985. Alexander Zverev, vice em Miami, pulou um degrau e voltou ao quarto posto com 4.925. Grigor Dimitrov tem 4.635 e Juan Martin del Potro, semifinalista, está em sexto com 4.470 pontos.
Dominic Thiem é o sétimo, seguido por Kevin Anderson e John Isner, que subiu oito com o troféu na Flórida. Isner repete seu melhor desempenho na ATP. David Goffin fecha o grupo do top 10.
Semifinalista, Pablo Carreño subiu sete posições e é o 12º. O sul-coreano Hyeon Chung subiu quatro lugares com as quartas e é o 19º, seu melhor ranking. O croata Borna Coric subiu mais oito postos com as quartas e é o 28º.