A Sociedade Hípica Porto Alegrense, palco do tradicional campeonato de hipismo CSI 2*-W, conhecido como The Best Jump, já tem seus primeiros "hóspedes" equinos, provenientes da Argentina e do Uruguai.
Ao todo, 200 conjuntos, sendo 40 deles somente dos dois países vizinhos, vão disputar uma premiação total de R$ 227 mil na 50ª edição do concurso de salto.
Entre os competidores confirmados, estão o cavaleiro uruguaio Martín Rodriguez, que participou da Copa do Mundo de Hipismo, no ano passado, e o argentino Justo Albarracin, que conta com mais de 30 participações no evento gaúcho.
Entre os brasileiros, antigos vencedores estão entre os participantes confirmados, como Nestor Francisco Lambre, André Américo de Miranda, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, Vitor Alves Teixeira e Cesar Almeida. Além deles, o cavaleiro Francisco José Mesquita Musa, tricampeão do ranking brasileiro sênior, também já inscrito.
Concorrendo com eles, cavaleiros e amazonas do Peru e de Portugal também participam para tentar se habilitar a uma vaga ao Mundial de Hipismo, que acontece nos Estados Unidos (2018), e também poderão garantir a qualificação à Copa do Mundo, na Suécia (2019).
A prova principal será desenhada pelo course designer Marcos Capra de Castro, que já participou de seis edições do campeonato, trabalhando como assistente e como desenhador da série nacional e internacional. Veterano no concurso, o gaúcho Castro é ainda cavaleiro, instrutor e course no Peru.
A programação dos 50 anos do torneio internacional conta com 26 provas (1,10m a 1,60m) que serão disputadas nas pistas de areia e de grama.
A competição, que vai colocar a capital gaúcha no mapa do hipismo mundial, inicia na quinta-feira (19) e se encerra no domingo (22) com a prova final, o Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre. na Sociedade Hípica Porto Alegrense.
O evento é gratuito ao público.