A seis rodadas para o fim da Bundesliga, o Bayern de Munique se proclamou campeão da Alemanha pelo sexto ano consecutivo, ao vencer neste sábado o Augsburg por 4 a 1, pela 29ª rodada da competição.
Os gols da vitória e do 28º título alemão da história do Bayern foram marcados pelo francês Corentin Tolisso (32 minutos), o colombiano James Rodríguez (38), o holandês Arjen Robben (62) e Sandro Wagner (87).
Apesar da superioridade do Bayern no Campeonato Alemão, a temporada começou mais agitada do que o habitual no clube. Após dois primeiros meses caóticos sob o comando de Carlo Ancelotti, o veterano técnico Jupp Heynckes foi convocado, aos 72 anos, para recolocar ordem na casa.
Desde a chegada do técnico campeão da 'Tríplice Coroa' de 2013, e que havia se aposentado ao fim daquela temporada, o Bayern soma 29 vitória em 32 jogos em todas as competições e almeja repetir o feito de cinco anos atrás, já que tem um pé e meio nas semifinais da Liga dos Campeões e enfrentará o Bayer Leverkusen na final da Copa da Alemanha.
Após 29 rodadas da Bundesliga, o Bayern soma 23 vitórias, três empates e três derrotas, com o melhor ataque (71 gols) e menos gols sofridos (21).
"Uma taça de champagne, e só!". O rigoroso Heynckes havia alertado aos jogadores que não permitiria excessivas comemorações neste fim de semana se o título fosse conquistado, de olho no importante confronto de voltas das quartas de final da Champions contra o Sevilla, na próxima quarta-feira. Na ida, o Bayern venceu por 2 a 1 na Espanha.
Esta sobriedade do chefe não impediu aos jogadores de comemorar o título ao fim da partida, exibindo uma réplica do 'Schale', o troféu de campeão que será entregue ao fim do campeonato.
* AFP