No mais importante capítulo até agora da sua impressionante ascensão no salto triplo, Almir dos Santos Júnior chega para o Mundial Indoor, que começa nesta quinta-feira em Birmingham, na Grã-Bretanha, na condição de maior candidato a medalha de ouro para o Brasil na principal competição do atletismo em 2018.
A partir das 16h8min de sábado, com transmissão do SporTV2, o atleta da Sogipa pisará na pista coberta da Arena Birmingham na companhia de quatro medalhistas olímpicos e outros 11 competidores inscritos para a prova. Após três tentativas, só os oito melhores avançarão para a final, que será disputada na sequência.
Para o líder do ranking mundial indoor em 2018, chegar a esse último estágio já será considerado uma vitória. Afinal, há pouco mais de um ano, quando ainda se dedicava a competições de salto em altura, Almir nem sequer imaginava participar de provas de salto triplo com a elite mundial.
Na arena multiuso com capacidade para 15,8 mil espectadores, o mato-grossense de 24 anos estará ao lado do português Nelson Évora, campeão olímpico em Pequim 2008, do americano Will Claye, prata nas duas últimas edições dos Jogos, e de Fabrizio Donato (ITA) e Bin Dong (CHN), que conquistaram o bronze em Londres 2012 e no Rio 2016, respectivamente.
Já treinando em solo inglês desde terça-feira (27) ao lado de José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, seu técnico no clube gaúcho, Almir mostrou tranquilidade às vésperas de seu debut nos grandes palcos internacionais, mesmo depois de ter superado um forte resfriado que lhe roubou quatro dias de treinamento na Capital na semana passada e diante do desafio de enfrentar adversários de renome no sábado.
– Estou bem. Consegui treinar bem nessa semana. Quando saiu o starting list (relação de inscritos) da prova, o Arataca comentou que esse será um dos Mundiais mais fortes dos últimos anos. Estou confiante, mas não deslumbrado. Não me vejo como favorito. Fico feliz por estar entre os melhores, é isso que busco – disse Almir a ZH nesta quarta-feira (28), logo depois de uma atividade realizada no centro de alto rendimento do Alexander Stadium, em um dia com -7ºC em Birmingham.
Na temporada, ninguém saltou mais longe do que o atleta radicado em Porto Alegre desde 2009. Com os 17m37cm registrados no meeting de Liévin (FRA), em 13 de fevereiro, Almir estabeleceu a melhor marca do ano, sete centímetros à frente do experiente Évora e a nove de Claye.
Lauter Nogueira, comentarista de atletismo do SporTV, aposta no momento do brasileiro para incluí-lo na lista dos favoritos ao ouro. Mas o especialista alerta para um fator importante: a experiência:
– O Almir vem crescendo com resultados consistentes, acredito que é o único brasileiro com reais chances de brigar pelo ouro. Mas o Mundial tem um peso muito grande. O estádio está cheio o tempo inteiro, até mesmo o ritual de cerimônias de medalhas (que ocorre em meio às demais disputas), com o hino tocando, pode mexer com as emoções dos atletas. É uma pressão muito grande.
QUEM É
Nome: Almir Cunha dos Santos (Almir Júnior)
Idade: 24 anos (4/9/1993)
Local de nascimento: Peixoto de Azevedo (MT)
Altura: 1m92cm
Prova: salto triplo
Melhor marca: 17m37cm
O QUÊ
Mundial Indoor de atletismo de Birmingham
De hoje até domingo, com transmissão do SporTV2
A final do salto triplo será no sábado, a partir das 16h8min