A cirurgia no quinto metatarso do pé direito de Neymar foi concluída com sucesso, "sem intercorrência" na manhã deste sábado e teve duração de cerca de 1h15min, de acordo com o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, que também realizou o procedimento cirúrgico no jogador do PSG. A previsão de alta do atacante, segundo o comunicado feito pelo profissional ao lado Gérard Saillant, médico do PSG, é prevista para a manhã deste domingo, quando ele dá início à fisioterapia.
O procedimento realizado no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, consistiu na colocação de um parafuso no quinto metatarso do pé direito, local da lesão, e enxerto ósseo para "acelerar e facilitar a consolidação da lesão". Quando ao prazo de retorno, Lasmar disse que depende da resposta de Neymar.
– A cirurgia consistiu na colocação de um parafuso no quinto metatarso, local da lesão do jogador. Associado a isso, utilizamos enxerto ósseo para acelerar e facilitar a consolidação da lesão. Em seis semanas, realizaremos nova avaliação com exames de imagem para avaliarmos a resposta da recuperação – disse Lasmar.
De acordo com o médico Gérard Saillant, francês enviado pelo clube para acompanhar a cirurgia do jogador, Neymar acordou para ver o jogo entre PSG e Troyes, pelo Campeonato Francês.
Ainda durante o comunicado à imprensa, Lasmar falou sobre a boa relação de PSG, Seleção Brasileira e a família do jogador na recuperação do atleta, já que os seus cuidados estarão sob a tutela de Rafael Martini, fisioterapeuta do clube francês, da equipe de tite e do próprio jogador:
– Processo de fisioterapia começa imediatamente através do seu fisioterapeuta Rafael Martini, que também é fisioterapeuta do PSG e Seleção Brasileira. Isso mostra a integração entre todas as partes. E que nós acompanharemos a recuperação e os passos após a cirurgia que o jogador irá realizar. Gostaria de agradecer a confiança do jogador, do PSG e da Seleção Brasileira – concluiu Lasmar.
O jornal L'Equipe destacou em sua publicação, na manhã deste sábado, "a indignação do PSG com Lasmar".
Confira a nota oficial da CBF e do PSG sobre a operação:
Neymar Jr. foi operado neste sábado (3) no Hospital Mater Dei de Belo Horizonte. A intervenção foi conduzida pelo médico Rodrigo Lasmar e decorreu perfeitamente.
Ela consistiu na colocação de um parafuso associado a um enxerto ósseo colocado ao nível da lesão do quinto metatarso direito. A reabilitação pós-operatório começará imediatamente com acompanhamento do fisioterapeuta do PSG. Um balanço será realizado em torno de seis semanas a fim de precisar a data possível de retorno das atividades de treinamento.