O gaúcho Alexandre Paradeda venceu quatro das seis regatas do Sul-Americano na categoria misto e garantiu, ontem, ao lado de Anna Júlia Tenório, de 17 anos, a vaga para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2019 de Vela, em Lima. A dupla ficou com uma diferença de nove pontos de Juliana Duque e Rafael Martins, segundo colocados.
A competição definiu, depois de três dias de disputas e um total de seis regatas nas águas do Guaíba, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, os quatro países que estarão nos Jogos de Lima, em 2019: Brasil, Argentina, Porto Rico e Uruguai.
Nos três dias do Sul-Americano, não faltou emoção e muita disputa entre os 120 atletas de oito países que buscavam as suas vagas para o Pan-Americano. As condições climáticas também foram um desafio, com chuvas e ventos que variaram muito, chegando ao limite máximo permitido de 23 nós.
Paradeda somou outro um título para a sua coleção: o atleta já foi campeão mundial em 2001, doze vezes campeão brasileiro, quatro no Sul-Americano e ouro no Pan-Americano do Rio, em 2007, e Prata em Winnipeg, em 1999.
A competição continua hoje e vai até sábado pela categoria aberta, onde serão disputadas mais dez regatas.