A judoca Erika Miranda (Sogipa) conquistou neste sábado (17), a medalha de prata na categoria meio-leve (52 kg) do Grand Slam de Ecaterimburgo, Rússia, válido pelo Circuito Mundial de Judô.
Líder do ranking mundial, Erika estreou direto na segunda rodada e derrotou a japonesa Rina Tatsukawa, por ippon, com apenas 1min50seg de combate, garantindo uma vaga nas semifinais, onde encarou a também brasileira Jéssica Pereira, que vinha de eliminar a mongol Gantsetseg Ganbold e a russa Aigul Kutsenko.
Na semifinal diante de Jéssica, Erika soube impor sua maior experiência e venceu a compatriota por ippon, com 3min35seg de luta. Já na final, a judoca da Sogipa acabou parando na russa Natalia Kuziutina, bronze nos Jogos Rio 2016 e quinta do mundo, que em 2min29seg de disputa conseguiu um ippon e assegurou o título.
Jéssica Pereira ainda voltou ao tatame e garantiu um lugar no pódio, ao vencer a bielorrussa Darya Skrypnik, por ippon, na disputa da medalha de bronze. Outros cinco brasileiros competiram neste sábado, mas não conseguiram bons resultados, entre eles os sogipanos Felipe Kitadai (60 kg) e Alex Pombo (73 kg), que não passaram da estreia.