Caxias do Sul Basquete/Banrisul e Vitória mostraram na noite desta sexta-feira porque estão brigando ponto a ponto pelas posições acima na tabela de classificação. Foram dois jogos iguais na fase de classificação. Se em Salvador os rubro-negros venceram por um ponto, no Vascão o triunfo foi do time gaúcho, com a mesma diferença no marcador.
Um emocionante 79 a 78 para a equipe caxiense, decidido no último lance. E o lance que decidiu a partida foi justamente do aniversariante do dia. Paranhos, que completou 26 anos e teve como presente, além de todo o ginásio cantando parabéns, o lance livre que decidiu o jogo.
O primeiro quarto começou difícil para o Caxias Basquete. Logo nos lances iniciais o Vitória tomou a frente no marcador. Com Arthur efetivo nas bolas de três pontos e se aproveitando da velocidade do norte-americano Dawkins, o time baiano manteve sempre uma distância confortável no marcador.
Do lado caxiense, destaque para os Cauês. O Borges foi responsável pela maioria dos pontos e sofrendo um grande número de faltas. Verzola foi certeiro nos arremessos de longe. Assim, o placar encostou, mesmo com a vantagem do Vitória nos dez minutos iniciais por 24 a 20.
O segundo período teve um Caxias com atitude diferente e com Cafferata e Verzola na dupla de armação. Assim, o time seguiu na busca por alcançar o rubro-negro baiano na pontuação. E foi o argentino o responsável por manter sempre a proximidade no placar. Porém, foi só no minuto final que o time de Rodrigo Barbosa tomou a frente. Com um jogo de muita atenção, os gaúchos fizeram 20 a 14 no quarto e foram para o vestiário com 40 a 38 no marcador.
A volta dos vestiários trouxe junto a partida equilibrada do primeiro tempo. Nos minutos iniciais as duas equipes seguiram revezando a liderança do placar. Na metade do período, com nova boa atuação de Pedro, o Caxias conseguiu abrir nove pontos dos baianos. Porém, o Vitória mudou a marcação e conseguiu a recuperação na partida _ venceu o terceiro quarto por 20 a 18 e empatou o jogo em 58 a 58.
Se a igualdade foi marca durante todo o jogo, o último quarto reservou emoção até o lance final. As equipes mantiveram a alternância da frente do placar durante todo o quarto período. Contudo, faltando pouco menos de cinco minutos, o Vitória tomou a frente por quatro pontos. A vantagem baiana se manteve até o minuto final.
Foi nesse momento que o Caxias igualou o marcador. Após erro de ataque do Vitória, Cauê Borges foi ao ataque, sofreu falta, acertou os dois lances livres, empatou o jogo em 78 a 78.
Nos segundos finais, o time baiano novamente errou, após marcação forte do Caxias. No contra-ataque, no estouro do plantão, Paranhos subiu para enterrar, sofreu a falta com o cronômetro com tempo apenas para o arremesso dos dois lances livres. O aniversariante do dia arremessou o primeiro e fez: 79 a 78. Pouca gente percebeu que o camisa 24 errou o segundo, pois o triunfo estava garantido para o Caxias.