Lutador do Bellator MMA desde março de 2016, Wanderlei Silva pode dar um novo passo dentro da segunda maior organização de MMA do mundo: ele recebeu a liberação para negociar e promover o primeiro evento do Bellator no Brasil. De quebra, faria a luta principal contra o rival Rampage Jackson.
Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, Wanderlei Silva confirmou as negociações com o Atlético-PR para realizar o card na Arena da Baixada — o mesmo estádio que recebeu o UFC 198, em maio de 2016, com a cobertura fechada.
— Eu vou fazer a luta principal e estou querendo me lançar como organizador. Tenho o evento, tenho o local, estou na luta principal. É só encaixar as peças. Coloca os dois irmãos Pitbull, que estão bem no evento, o nosso campeão Rafael Carvalho e o Goiti Yamauchi, que é daqui de Curitiba. Está feito o evento. O Bellator está muito interessado no mercado brasileiro, e Curitiba seria o local perfeito — afirmou Wanderlei.
O brasileiro e o americano já se enfrentaram três vezes. A primeira luta entre os dois foi em novembro de 2003, no Pride Final Conflict. Wanderlei venceu por nocaute técnico via joelhadas no primeiro round. O brasileiro venceu novamente com joelhadas, em um nocaute, na segunda luta entre eles — no Pride 28, em outubro de 2004. O terceiro encontro foi em dezembro de 2008, no UFC 92. Na ocasião, Rampage nocauteou com um soco.
O Bellator MMA tem buscado a sua expansão fora dos Estados Unidos. Fará, por exemplo, a histórica edição de número 200 em Londres, no Reino Unido.